quarta-feira, setembro 12, 2007

A pílula anticoncepcional

O QUE É A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL?

É UM comprimido que contém hormônios parecidos com os hormônios que a mulher tem em seu corpo e que impedem que aconteça a gravidez. Existem vários tipos de anticoncepcionais orais, e os mais modernos têm doses muito baixas, para que exista a efeito de anticoncepção, mas com o mínimo de efeitos adversos.

Como a pílula funciona?
Ela não deixa acontecer a ovulação, ou seja, impede a saída do óvulo, e engrossa o muco do colo do útero, dificultando também a passagem dos espermatozóides.

Qual é a sua eficácia?
A pílula combinada em uso rotineiro apresenta taxa de falhas entre 6 a 8 gravidezes em 100 mulheres no período de um ano. Usada da fora correta, chega a ter apenas uma mulher grávida para cada mil. Portanto, é um método anticoncepcional eficiente.

Como utilizar a pílula? O que acontece se a menstruação não ocorrer? Significa falha no método e, portanto, gravidez?
O fato de não haver menstruação não significa necessariamente que você está grávida, pois este pode ser um efeito colateral do uso da pílula, principalmente no início do uso deste tipo de medicamento. Se não ocorrer sangramento no intervalo em que você está tomando as pílulas inertes procure seu ginecologista antes de iniciar uma nova cartela. Enquanto isso, utilize outra forma de proteção (por exemplo, camisinha).

A partir de que momento a pílula começa a fazer efeito?
Quando o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia do sangramento menstrual, a mulher fica protegida durante todo o ciclo, inclusive no período em que estão tomando os comprimidos inertes, desde que as instruções da bula sejam seguidas corretamente.

Outros medicamentos podem interferir no efeito da pílula?
Existe uma possibilidade de que alguns tipos de medicamentos interfiram na ação de anticoncepcionais. É muito importante que essas informações sejas passadas ao seu médico para que ele possa dar a orientação necessária.

O anticoncepcional pode interferir na pele?
A saúde da sua pele pode sofrer interferências de vários fatores. Entretanto, as pílulas modernas contêm quantidades hormonais muito baixas que, alem de não causar problemas como a acne, podem até diminuir sua incidência.

Podem surgir manchas no rosto?
A probabilidade disto acontecer é muito pequena. Entretanto, se você tiver predisposição, evite exposição ao sol, use filtro solar e converse com seu médico a respeito.

A pílula pode causar aumento de peso?
Existem estudos científicos que demonstram que a utilização de pílulas de baixa dosagem não causa aumento de peso com o seu isso. Além disso, vale lembrar que o controle de peso não depende apenas da utilização de uma pílula e que, na verdade, está diretamente ligado à dieta alimentar e à freqüência dos exercícios físicos que você faz.

A pílula protege você contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)?
Não. As doenças como a infecção por HIV (AIDS) e outras como herpes genital, gonorréia, hepatite B, sífilis e clamídia só podem ser evitadas se a mulher utilizar métodos de barreira em conjunto com a pílula (por exemplo, a camisinha masculina ou a feminina). Para mais informações sobre estas doenças, recomendamos que converse como o seu médico a respeito.

A pílula interfere no desejo sexual?
O desejo sexual não tem relação direta com a administração de pílulas em geral, mas sim com fatores como os psicológicos, “estresse”, reação do parceiro, situação familiar, etc. Portanto, você pode utilizar a pílula sem esta preocupação em mente. Aliás, saber que você está protegida contra a gravidez pelo uso de pílulas anticoncepcionais é um fator que pode inclusive melhorar seu desejo sexual.

Existem diferenças entre as pílulas anticoncepcionais encontradas no mercado?
Sim, existem. As substâncias que compõem as pílulas (os hormônios) são diferentes, assim como as dosagens dos mesmos, sendo que a tendências é de que as pílulas possuam a menor concentração possível de hormônio capaz de exercer os efeitos desejados.Além disso, existem diferentes formas de tomar pílulas em prazos diferentes, por exemplo, algumas são compostas de 21 dias de hormônios e outras, de 24 dias. Também encontramos pílulas que possuem 28 comprimidos (hormônios + comprimidos inertes) para que as mulheres possam fazer o uso contínuo do anticoncepcional, diminuindo o risco de esquecimento ou confusão.

O APARELHO REPRODUTOR FEMININO
O APARELHO reprodutor feminino é composto pela vagina, útero, duas trompas e dois ovários. Os ovários são glândulas responsáveis também pela produção dos hormônios femininos e pelo armazenamento dos óvulos da mulher que, aliás, já nasce com todos os óvulos que irá precisar durante toda a sua vida reprodutiva.
A menina, quando atinge a puberdade, sofre alterações no corpo, como aumento dos quadris, seios, e os pêlos do corpo começam a crescer.Por volta dos 12 anos de idade, e a menina entra na menarca, ou seja, sua primeira menstruação acontece e, na maioria dos casos, repete-se regularmente uma vez por mês até mais ou menos os 50 anos de idade, quando, então, a mulher entra na menopausa. Durante todo este período de vida, a mulher está apta a engravidar.