quinta-feira, setembro 13, 2007

OpenSolaris da Sun poderá ser alternativa ao Linux

A Sun Microsystems anunciou que vai tornar o Solaris (mais precisamente o OPENSolaris - versão open source do Solaris) um sistema operacional tão comum na rotina dos usuários de tecnologia quanto o Java, a ponto de competir para desbancar o LINUX.
Assim como o LINUX, o Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems, só que não é ‘open source’ e nem atuava nos mercados de desktops e de sistemas embarcados em dispositivos móveis. Ou seja, é um sistema operacional cujo público alvo é o mercado corporativo. Por isso pouco se falava sobre ele.
As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V. Em sua versão 10, lançada no início de 2005, Solaris oferece os seguintes recursos avançados:
DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real;
Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes;
Predictive Self Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e auto-recuperando-se;
Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection;
Integrated Open Source Applications: disponibilidade de centenas de aplicações já integradas ao sistema;
ZFS: um novo tipo de sistema de arquivos que provê administração simplificada, semântica transacional, integridade de dados end-to-end e grande escalabilidade.
O OpenSolaris realmente virá para brigar com Linux, e numa briga que poderemos chamar de “briga de cachorros grandes”.