terça-feira, setembro 18, 2007

Especial Wolverine - 1ª Parte

Características Gerais

Wolverine que também atende pelo codinome de Logan, é um dos membros dos X-Men. Com 1,60m ou 1,65m de altura (dependendo da revista) e pesando 88 Kilos (ossos sem o peso do Adamantiun). Seu nome verdadeiro é James Howlett, mas ele atende pelo codinome de Logan. A origem de seu pseudônimo é o nome em língua inglesa do Carcaju (ou glutão), um pequeno mamífero muito agressivo, de garras afiadas, pertencente a família das doninhas, que costuma atacar animais maiores que ele.

Wolverine costuma seguir o código de honra de um samurai moderno, já tendo lutado na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). Foi agente do Serviço Secreto Canadense e da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos da América (CIA). É atualmente membro de 3 grupos dos X-Men e foi recrutado pelos Novos Vingadores.

Ele tem força, agilidade, reflexos e vigor sobre-humanos, sentidos ampliados, fator de cura e possui 3 garras retráteis de 30 cm em cada mão, constituídas de Adamantium. É mestre em muitas formas de combate desarmado, normalmente utilizando como armas apenas suas garras ou a espada sagrada do clã Yashida.

O Animal Que Inspira o Personagem
O animal que inspirou o nome do herói recebe os nomes de Texugo, Urso-Gambá, Carcajú, Glutão (seu apetite é voraz) e Wolwerine. Carcajú é uma acontação do francês arcaico que um povo muito antigo do Canadá usa para denominar o pequeno predador. O mais curioso é que tal qual o "canadense invocado", este animal possui um longo e espesso pêlo marrom escuro que clareia próximo à orelha e junto a cauda. No corpo encontramos ainda duas listras branco-amareladas, dos ombros até a cauda. No rosto, traços semelhantes a uma máscara parecida com a já conhecida face do guaxinim. Tem cinco dedos em cada pata, garras curvadas semi-retráteis, que podem ser recolhidas. As garras são usadas para escalar, cavar ou lutar.Ao nascer, o filhote tem penugem creme e as patas são marrons, mas já é detentor da citada máscara.

É um carnívoro de corpo musculoso, garras poderosas, olhos negros e cabeça larga equipada de fortes mandíbulas e dentes. Fisicamente, é longo como uma doninha, mas baixo e robusto como um pequeno urso, com olhos muito pequenos, orelhas arredondadas e uma pequena barba. A literatura a respeito do tema descreve este animal como um dos mais, senão o mais violento da Terra. Tratam-no ainda como destemido e agressivo combatente, chegando a expulsar ursos de seu território.

Poucos mamíferos o enfrentam, os mais audacioso são rivais localizados no topo da cadeia alimentar. Consta ainda que o Caracaju fica vários dias atrás de sua presa, sem comer ou beber, até conseguir pegá-la. Até as cobras lhe servem de alimento. Se durante o ataque ele é picado, reza a lenda que ele deitar-se-á e deixará que seu organismo reaja a ação do veneno, mantendo-se numa espécie de letargia. Ao acordar, ele termina de devorar a cobra. Logo, por estas e outras características, Roy Thomas e Lein Wein decidiram batizar sua criação de "Wolverine", sendo sua primeira aparição num confronto entre "O Incrível Hulk e Wendigo.

Histórico
O passado de Wolverine sempre foi envolto em mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X) Logan pouco sabe sobre sua vida pregressa, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares.

Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James Howlett. Nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett (ou mais provavelmente do jardineiro amante de sua mãe, Thomas Logan, curiosamente muito parecido com ele). É irmão mais novo de John Howlett Jr., que "morreu" logo cedo e, talvez, de Dog Logan (que pode ser o mutante Dentes de Sabre).

Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada (supõe-se que ele tenha 113 anos). Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). No livro do autor Hugh Matthews, entitulado "Lifeblood", Wolverine está preso em um campo de concentração na Polônia chamado "Höllenfeuer" (algo como 'Fogo do Inferno'), durante parte da Segunda Guerra Mundial.

Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do "Programa Arma-X", quando se descobriu que ele era um mutante com fator de cura. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que objetivava criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de "voluntários" para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi revestido com o metal experimental. Como sua mutação havia lhe proporcionado três garras ósseas retráteis em cada punho, elas também foram revestidas com o metal.

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonals Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix) o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.

Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado pelo Professor X (juntamente com um bando de mutantes novatos) para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a "Ilha Viva". Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.

Após a Saga Queda dos Mutantes, no período em que os X-Men foram dados como mortos e passaram a atuar tendo como base uma cidade abandonada no deserto australiano (antiga base dos Carniceiros de Mutantes), Logan começou a dividir seu tempo junto com a equipe em aventuras solo. Estas se passavam em Madripoor (uma ilha, capital de um principado fictício ao Sul de Cingapura), onde ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho. Essa fase foi mostrada no Brasil com o lançamento de sua Revista-Solo, pela Editora Abril,no início de 1992.

Em uma aventura (publicada no Brasil em X-Men Gigante nº2) onde Magneto pretendia lançar sua empreitada rumo ao domínio do mundo através base espacial que controlava, Wolverine teve todo o Adamantium retirado de seus ossos pelo vilão. Foi essa aventura que mostrou pela primeira vez que as suas garras já existiam antes da experiência do programa Arma X. Depois disso, Wolverine passou por um período totalmente voltado ao seu lado animalesco, praticamente irracional, sendo incapaz de até mesmo de pronunciar uma só palavra. Somente com a ajuda de Elektra e Stick, ele conseguiu recuperar o auto-controle.

Posteriormente, os ossos de Wolverine voltaram a ser recobertos de Adamantium pelo vilão Apocalipse, que o transformou no Cavaleiro "Morte". Após se livrar do controle mental, o herói teve de passar por um período de readaptação e treinamento.
Mariko Yashida
Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada (fato questionável, devido aos implantes de memória que o herói recebeu) e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Raposa Prateada e Logan
Este último casamento não ocorreu por vínculos afetivo: Wolverine se sentiu na obrigação de se casar para cumprir uma promessa feita a uma amiga já falecida. Já Víbora desejava assegurar seu domínio sobre o mundo do crime na cidade fictícia de Madripoor.

Na última parte da saga Dinastia M(publicada no Brasil pela Panini Group)Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Todas as suas lembranças!

Aguarde na próxima parte do especial Wolverine: Poderes e Habilidades, Inimigos Mortíferos, Maior Inimigo e Amigos do Wolv.