quarta-feira, janeiro 07, 2009

Bem-estar para o coração

Pequenos cuidados com alimentação e estilo de vida que alie caminhadas e descanso garantem vida longa a esse músculo, símbolo da própria existência.

Órgão vital de nosso corpo, o coração está no topo das preocupações de quem deseja gozar de boa saúde e vida longa. Mantê-lo em bom estado deve ser um cuidado permanente. Atitudes simples, colocadas em prática no dia-a-dia, impedem que doenças apareçam no futuro.

Cardiologista e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Henrique Dias Fegali dos Anjos explica que o coração é um órgão forte, que suporta muitas agressões silenciosamente, até não resistir mais. “É preciso investir na prevenção com alimentação balanceada e atividade física regular, além de uma vida social satisfatória e longe do estresse”, explica o doutor.

O acúmulo de gordura nas paredes das veias e a elevada presença de toxinas (substâncias nocivas) no sangue são, sem dúvida, os grandes inimigos do coração. Essa conjunção de fatores é responsável por causar infartos, derrames e pressão alta. Evitar tudo isso exige, antes de mais nada, ingestão de pouca gordura e açucares. Uma dieta compouca carne vermelha, doces e frituras impede que o organismo libere gordura demais no sangue, o popular colesterol.

Longe do estresse e do cigarro

Além da alimentação, o fumo e o estresse facilitam o entupimento das veias. “Isso acontece porque tanto a nicotina quanto as doses de adrenalina que liberamos nos momentos de nervoso agridem as paredes das veias e facilitam o acúmulo de placas de gordura”, explica o médico. Neste caso, não existe outra solução: aderir a uma dieta menos calórica, cortar o cigarro e evitar o estresse.

Sobre a atividade física, além de emagrecer, ela é capaz de processar a gordura no sangue, fzendo com que não se aloje nas paredes das veias. Também ajuda porque libera endorfina, substância que contribui para melhorar o humor, além de favorecer a boa circulação do sangue e combater a hipertensão. “Estudos mais recentes demonstram que pessoas que sofrem infarto são, muitas vezes, deprimidas ou tem vida social muito pouca ativa. Outro ponto a favor para um coração saudável é ser feliz, ter amigos e preocupar-se menos com os problemas da vida”, orienta o médico, ou como diz Timão e Pumba: “Hatuna Matata” (sem problemas).

Alimento amigo

O ideal é manter uma dieta que tenha todos os grupos de nutrientes com proteínas (carnes brancas), fibras (frutas) e carboidratos (pães), mas tudo sem exagero. Evitar gordura e açucares é outro passo importante na alimentação.

Salada, por exemplo, é importante porque substitui uma refeição que, em tese, poderia ser rica em gordura. A alface e o tomate, no entanto, não contem em si substâncias que favoreçam a boa circulação do sangue. As substâncias que têm essa característica são carnes de peixe do mar (ricas em ômega 3), chocolate meio amargo, vinho tinto e azeite.

Todos estes alimentos têm substâncias que ajudam a processar o colesterol no sangue e, mais ainda, colaboram para remover a gordura acumuladas nas veias do coração. Segundo o doutor Henrique, seus benefícios devem ser relativizados. “O importante é consumir esses produtos com regularidade e em pequenas quantidades. Comer muito peixe, por exemplo, o fará engordar e aí não ajuda muito”, diz.