sexta-feira, janeiro 30, 2009

Ainda sobre a (des)continuidade do projeto - Por Eduardo Morimoto

Confira o pronunciamento final de Carlos Eduardo Morimoto, criador do Kurumin (original) sobre o atual projeto do Kurumin NG.

Tudo começou com um post do Henrique, no tópico do antigo anúncio da descontinuidade do Kurumin 7, dentro da sala da versão antiga: http://www.guiadohardware.net/comuni...ml#post4208240.

Ao qual se seguiram minhas duas respostas, que acabaram sendo reproduzidas em outro tópico, na sala do Kurumin NG (http://www.guiadohardware.net/comuni...havera/940375/) e em diversos outros lugares.

Aparentemente, após o tema ganhar repercussão, o Leandro decidiu se pronunciar sobre o assunto, classificando os comentários anteriores sobre o encerramento do projeto como "asneiras":

"Não farei um post longo para falar deste assunto por enquanto, porém caso vocês tenham visto alguma notícia com relação ao fim do projeto saibam que estas se tratam de boatos, o projeto está devagar mas não morreu e quando acabar eu serei o responsável por noticiar tal decisão, portanto, independente de quem está falando asneiras saibam que não é verdade."

Entretanto, em 04 de Dezembro de 2008 a seguinte mensagem foi postada no grupo interno de desenvolvimento:

---
O cronograma proposto anteriormente está descartado, mais do que
isso...

Nos últimos meses fui vendo acontecer o mesmo que aconteceu com o
Kalango e com o Kurumin antigo, ou seja, as contribuições foram
caindo, até o ponto de praticamente não ter nenhuma.

Além da falta de contribuição o meu tempo disponível diminuiu
consideravelmente e o que me sobra não tenho vontade de aplicar no
projeto, isso tem um nome, desânimo. Neste momento já estou
praticamente decidido a encerrar minhas atividades em tudo que
envolve distribuições, enfim, não tenho a mínima vontade de
continuar fazendo o que venho fazendo a uns 5 anos. A única coisa
que me dói o coração é deixar os usuários que estão gostando do
projeto (ultimamente os elogios estão vindo em massa e o número de
downloads também) e também os colaboradores como você que gastaram
tempo e energia em uma coisa que eu inicie (mas que era para
o "consumo" de todos).

Eu já até tenho a base do novo Kubuntu meio enxuta que seria o ponto
de partida para a nova versão do KNG, mas acredito que não vá rolar,
estou completamente sem vontade de prosseguir e venho impurrando
isso com a barriga a bastante tempo, tentando descobrir se seria
apenas uma fase, que passaria e eu voltaria a ter o mesmo empenho e
paixão que tinha antes para com o projeto.

Acho minha decisão tem influência de diversas coisas que estão
acontecendo em minha vida particular. Tenho tido uma vida social
maior e uma vida offline muito mais intensa do que antes. Pretendo
me casar em 2010 e para isso passarei 2009 ralando para conseguir
construir minha casa, isso irá demandar um bom tempo de mim, em todo
sentido, principalmente para manter minha renda e não deixar a
peteca cair.

Fora os fatores acima estou muito mais empenhado em outros projetos
que faço parte e pretendo iniciar outros, todos sem relação com
Linux ou tecnologia.

Tomei a decisão de parar pois a sensação que estou tendo é que sou
obrigado a trabalhar no projeto e isso é a pior sensação do mundo...
---

Esta mensagem foi seguida por questionamentos por parte do JQueiroz, o único membro da equipe ainda ativo dentro do fórum e do grupo de desenvolvimento, que acabou levando ao desligamento dele do projeto, anunciado no: http://www.guiadohardware.net/comuni...lmente/944469/

A isso se soma o abandono do fórum de suporte (http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/9) e da ausência de notícias no site oficial (que estava sem atualizações desde outubro), que levaram a questionamentos por parte dos usuários, e o acúmulo de problemas não resolvidos.

Uma situação similar ocorreu no Kalango, o projeto anterior do Leandro Santos, que foi abandonado sem que fosse feito qualquer anúncio oficial, mostrando descaso pelos usuários:

http://forum.kalangolinux.org/viewtopic.php?f=3&t=3209
http://forum.kalangolinux.org/viewtopic.php?f=3&t=3210

Embora não tenha participado do desenvolvimento do Kurumin NG e ele tenha sido claramente anunciado como uma nova distribuição, sem relação com o Kurumin original, que desenvolvi até a versão 7, sou indiretamente responsável pelo projeto devido ao uso do nome "Kurumin". Devido a isso, não posso concordar com o descaso em relação aos usuários do sistema.

Tendo isso em vista, retiro formalmente o apoio ao projeto, e encerro qualquer vínculo relacionado a ele. O desenvolvimento de uma distribuição Linux é um assunto sério, que não deve ser conduzido de maneira irresponsável ou por simples vaidade.

Sem mais.
------------------------------------------------------
Retirado do Forum do Guia do Hardware.net em 30jan2009