segunda-feira, abril 08, 2024

Ubuntu 24.04 "Noble Numbat" - Próxima versão LTS da Canonical

O Ubuntu 24.04 LTS, também conhecido pelo codinome “Noble Numbat”, é a próxima versão de Long Term Support (Suporte de Longo Prazo) do Ubuntu, programada para ser lançada em 25 de abril de 2024. Aqui estão alguns detalhes sobre o que esperar dessa nova versão:

GNOME 46 e Melhorias na Interface do Usuário: O Ubuntu 24.04 traz uma atualização para o GNOME 46, prometendo melhor suporte a telas sensíveis ao toque, maior responsividade e animações mais suaves.

Os usuários devem notar melhorias em velocidade, responsividade e gerenciamento de recursos de hardware.

Kernel Linux 6.7 ou 6.8: O Ubuntu 24.04 incluirá a versão mais recente do kernel Linux, proporcionando suporte aprimorado para as CPUs e GPUs mais recentes, além de gerenciamento otimizado de energia para laptops, resultando em uso eficiente de recursos e maior vida útil da bateria.

Versão Opcional Baseada em Snap Imutável: Para desenvolvedores e entusiastas que preferem pacotes Snap, o Ubuntu 24.04 oferecerá uma versão baseada em Snap opcional, com recursos de segurança e sandboxing, além da instalação clássica baseada em Debian.

Menu de Status de Configurações Rápidas: Um novo menu de status de configurações rápidas facilitará o acesso às configurações do sistema, tornando a experiência de computação mais eficiente.

Efeito “Spread” do Unity: O Ubuntu 24.04 traz de volta o efeito “Spread” do Unity, aprimorando a gestão de janelas e a interação da interface do usuário.

Transição para o App Center a partir do Software Center: O processo de gerenciamento e instalação de software será simplificado com a transição para o App Center.

Instalador Simplificado: O instalador foi aprimorado para tornar o processo de configuração mais amigável, incluindo melhor suporte para dual boot.

Atualizações de Ferramentas de Desenvolvimento: O Ubuntu 24.04 incluirá as versões mais recentes do GCC, glibc e LLVM para melhorar as capacidades de desenvolvimento de software.

Aprimoramentos de Segurança: Introdução de criptografia de disco completo com suporte a TPM para melhor segurança dos dados.

Melhorias no Ambiente de Desktop: Opção de instalação mínima padrão e suporte ao sistema de arquivos ZFS em instalações guiadas para aprimorar a experiência do usuário.

Novo Ubuntu App Center: Desenvolvido com Flutter, substituindo a antiga Snap Store.

Atualizador de Firmware Independente: Agora há um atualizador de firmware independente para atualizações de firmware sem a necessidade de uma loja de aplicativos completa em segundo plano.

Em resumo, o Ubuntu 24.04 LTS traz várias melhorias de desempenho, incluindo as atualizações mais recentes do kernel Linux e do GNOME, resultando em operação mais rápida e eficiente em comparação com o Ubuntu 22.04 LTS.