Andar de bicicleta previne doenças, melhora o condicionamento físico, gera economia no orçamento familiar e evita a perda de tempo e o estresse ocasionados pelo trânsito.
No Brasil, a prática do ciclismo tem aumentado e isso tem explicação. O maior conhecimento a respeito dos benefícios das atividades físicas, o caos no trânsito e a necessidade de lazer atraem homens e mulheres, cada dia mais e mais, para as pedaladas.
Por exigir esforços contínuos e prolongados, está na categoria dos exercícios aeróbios, ou aeróbicos, que se valem do ar ou oxigênio para serem praticados. São caracterizados por longa duração e baixa intensidade (corrida e caminhada também estão incluídas).
Entenda: no momento em que se anda de bicicleta há um movimento rítmico e contínuo de grandes grupos musculares, ocasionando a elevação dos batimentos cardíacos e da freqüência da respiração. Isso interfere satisfatoriamente na circulação do sangue e, como conseqüência, ocorre a diminuição no risco de doenças do coração, além de proporcionar maior controle do diabetes, redução do colesterol e da pressão arterial.
Outros benefícios do ciclismo são a redução de peso, devido à grande queima de calorias, e o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, como coxas e panturrilhas. Outra vantagem é a de não ocasionar lesões, pelo fato de a bicicleta sustentar o peso corporal.
Guidão, aro e ação
O ciclismo já é bem comum na Holanda, Dinamarca e Suíça. No Brasil, o esporte vem ganhando novos adeptos entre homens e mulheres de todas as idades, que buscam saúde, lazer e qualidade de vida. Quando comparado à corrida, o ciclismo é considerado mais seguro por ter menos impacto e alto consumo energético. Alguém que ande uma hora de bicicleta queima cerca de 300 calorias, em ritmo de passeio. Se for pedalando forte, a queima é bem maior, por volta de 490 calorias. O esporte também é um mais completos po combater o estresse, a depressão e a ansiedade. E, de quebra, ainda favorece o bom humor, o sistema de defesa do organismo e melhora a qualidade do sono. Outro ponto a favor é o fato de ser um transporte que preserva o meio ambiente.
Nove passos para andar de bicicleta
1 – Escolha uma bicicleta com banco e guidão confortáveis, atualmente, o mercado está muto bem equipado;
2 – Busque locais seguros e próximos à natureza, principalmente nos primeiros meses de atividade. Caso precise pedalar na cidade, prefira as ciclovias;
3 - Comece a atividade com 20 minutos em dias alternados, ou seja, dia sim, dia não;
4 – Prefira pedalar pela manhã bem cedo ou à tarde e evite os picos de sol;
5 – Alongue-se antes e depois da atividade, com ênfase nos músculos das pernas e panturrilhas;
6 – Preste atenção na sua respiração, que não deve ser ofegante;
7 – Beba água antes da pedalada, o suficiente para se hidratar. Durante a prática, tome o líquido para molhar a garganta e refrescar-se;
8 – Use obrigatoriamente capacete e óculos de sol. Se necessário, jaqueta corta-vento e aparelho de medir a freqüência cardíaca;
9 – É indicado fazer avaliação médica antes de começar o exercício.
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Bicicleta – Pedalada saudavel
10:00 AM
Dicas de Saúde e Bem-estar