domingo, dezembro 08, 2019

Liberado Ubuntu Cinnamon Remix final

 Olá pessoal, aqui mais uma vez pra falar de um lançamento um tanto curioso, mas interessante.

Já não bastasse as versões Ubuntu com KDE ou Kubuntu; LXDE com Ubuntu Lubuntu; Ubuntu Budgie; Ubuntu Kylin; Ubuntu MATE; Xubuntu e Ubuntu Studio, eis que agora surge o Ubuntu Cinnamon.

Em desenvolvimento desde setembro desse ano, só agora saiu a versão final com base no Ubuntu 19.10 Eoan Ermine, codinome "cinnamon-remix".

Para os amantes do Linux Mint Cinnamon, agora poderá experimentar também o Ubuntu Cinnamon. Quando me refiro a um lançamento curioso, é pelo fato de que o Cinnamon de Clement Lefebvre já é baseado no Ubuntu, então, surge Joshua Peisach, esclarece que o Ubuntu Cinnamon não tem o objetivo de concorrer com o Linux Mint. São dois projetos completamente diferentes, segundo ele.
https://www.marcelomsoares.com/

Pelo que observo em pesquisas na internet, Joshua está apostando tudo para que o Ubuntu Cinnamon se torne a mais nova flavour aprovada pela Canonical. Já tem site https://ubuntucinnamon.org/ e até grupo no Telegran.

Alguns já se perguntam: "Qual a diferença entre Linux Mint Cinnamon e o Ubuntu Cinnamon?"

E o Joshua responde: "...nosso objetivo é ter o Ubuntu apenas com o Cinnamon e não parecer com o Linux Mint, para que todos possam desfrutar da área de trabalho do Cinnamon e o Ubuntu Cinnamon possa ajudar a crescer como um projeto a parte. Haverá um software extra, como um aplicativo que planejamos adicionar ao Wasta Linux, capaz de fazer o layout do painel, como o Mate Tweak do Ubuntu MATEs. Mostramos todo o respeito pelo Linux Mint e eles realizam um ótimo trabalho fazendo o que estão fazendo."

O legal é que se de fato for aprovado pela Canonical como flavour oficial, teremos todo o potencial do Ubuntu com o desktop Cinnamon.

Ainda não testei essa versão, mas estou muito curioso para testar. Para quem deseja fazer o download dessa novo sabor de Ubuntu, pode clicar AQUI.

O Ubuntu Cinnamon Remix vem com o instalador Calamares, o mesmo do Lubuntu, ambiente desktop Cinnamon na versão 4.0.10, gerenciador de arquivos Nemo  LightDM. Também possui suporte EFI e UEFI. Está disponível com suporte apenas para processadores de 64-bits. Já vem com LibreOffice, Firefox e todos os demais programas da base do Ubuntu.

Logo irei fazer um outro post para falar sobre a minha experiência com Ubuntu Cinnamon.



https://www.marcelomsoares.com/