Olá pessoal, aqui mais uma vez pra falar de um lançamento um tanto curioso, mas interessante.
Já não bastasse as versões Ubuntu com KDE ou Kubuntu; LXDE com Ubuntu Lubuntu; Ubuntu Budgie; Ubuntu Kylin; Ubuntu MATE; Xubuntu e Ubuntu Studio, eis que agora surge o Ubuntu Cinnamon.
Em desenvolvimento desde setembro desse ano, só agora saiu a versão final com base no Ubuntu 19.10 Eoan Ermine, codinome "cinnamon-remix".
Para os amantes do Linux Mint Cinnamon, agora poderá experimentar também o Ubuntu Cinnamon. Quando me refiro a um lançamento curioso, é pelo fato de que o Cinnamon de Clement Lefebvre já é baseado no Ubuntu, então, surge Joshua Peisach, esclarece que o Ubuntu Cinnamon não tem o objetivo de concorrer com o Linux Mint. São dois projetos completamente diferentes, segundo ele.
Pelo que observo em pesquisas na internet, Joshua está apostando tudo para que o Ubuntu Cinnamon se torne a mais nova flavour aprovada pela Canonical. Já tem site https://ubuntucinnamon.org/ e até grupo no Telegran.
Alguns já se perguntam: "Qual a diferença entre Linux Mint Cinnamon e o Ubuntu Cinnamon?"
E o Joshua responde: "...nosso objetivo é ter o Ubuntu apenas com o Cinnamon e não parecer com o Linux Mint, para que todos possam desfrutar da área de trabalho do Cinnamon e o Ubuntu Cinnamon possa ajudar a crescer como um projeto a parte. Haverá um software extra, como um aplicativo que planejamos adicionar ao Wasta Linux, capaz de fazer o layout do painel, como o Mate Tweak do Ubuntu MATEs. Mostramos todo o respeito pelo Linux Mint e eles realizam um ótimo trabalho fazendo o que estão fazendo."
O legal é que se de fato for aprovado pela Canonical como flavour oficial, teremos todo o potencial do Ubuntu com o desktop Cinnamon.
Ainda não testei essa versão, mas estou muito curioso para testar. Para quem deseja fazer o download dessa novo sabor de Ubuntu, pode clicar AQUI.
O Ubuntu Cinnamon Remix vem com o instalador Calamares, o mesmo do Lubuntu, ambiente desktop Cinnamon na versão 4.0.10, gerenciador de arquivos Nemo LightDM. Também possui suporte EFI e UEFI. Está disponível com suporte apenas para processadores de 64-bits. Já vem com LibreOffice, Firefox e todos os demais programas da base do Ubuntu.
Logo irei fazer um outro post para falar sobre a minha experiência com Ubuntu Cinnamon.