quinta-feira, junho 25, 2009

A Caixa Econômica Federal afirmou que abrirá o software de teleconferencias Minuano, liberando-o como software livre

A Caixa Econômica Federal (CEF), patrocinadora e participante do 10º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 10), assina nesta quarta-feira (24/6) uma carta de intenções para disponibilização do software livre Minuano, desenvolvido pelo próprio banco.

O Minuano é uma solução baseada em Linux para transmissão de áudio e vídeo via streaming por uma intranet ou mesmo pela internet, permitindo a realização de teleconferências. Ele é usado em reuniões e contatos a distância internamente pelos setores da Caixa, e será usado pelo setor público e governo para realizar teleconferências e videoconferências “promovendo drástica redução de custos em vista da eliminação e racionalização de grande parte das reuniões presenciais e deslocamentos”.

Segundo a CEF, além de transmitir via streaming, é possível baixar o arquivo para um computador, caso autorizado no software pelo palestrante. o aplicativo usa padrões abertos e aderentes à política de software livre do governo federal, servindo para consulta.

A carta com o compromisso de divulgação do software foi assinada ontem no 10º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre (RS).

Fonte: Guia do Hardware.net / IDG Now!