sexta-feira, julho 04, 2008

Pane começou em sistema de roteamento, diz Telefônica

Apagão de internet paralisou serviços públicos na quinta-feira (3).
Empresa diz que situação está 100% normalizada.

A Telefônica informou nesta sexta-feira (4), por meio de nota à imprensa, ter identificado que a pane que atingiu sua rede teve origem em parte dos equipamentos responsáveis pelo roteamento de sua rede de dados, que atende principalmente clientes corporativos e órgãos públicos.

"A empresa continua trabalhando para obter informações mais precisas sobre a causa da falha", diz a empresa por meio de nota.

A Telefônica pondera que, apesar da normalização do sistema, pode haver ainda "casos residuais" de restabelecimento gradual dos serviços em algumas delegacias e casas lotéricas. A empresa afirmou ainda que cumprirá determinações jurídicas, regulatórias e contratuais decorrentes dos problemas.

Serviços

Depois de um dia de caos no atendimento à população, os serviços públicos estão voltando ao normal. A pane de quinta-feira (3) no sistema de informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo já acabou. Também ficaram totalmente sem conexão residências, o Detran e a Receita Federal.


Na quinta-feira, delegacias de São Paulo não conseguiram registrar boletins de ocorrência e pediram para que as pessoas retornassem na sexta-feira (4) para serem atendidas.

No Poupatempo da Sé, uma das unidades mais movimentadas da capital, o sistema está normalizado desde a manhã de sexta-feira. Nesta manhã, o movimento foi 20% abaixo do esperado, porque muita gente não sabia se o atendimento seria normalizado.



No setor de RG, o tempo de espera que chega a ser de 1h30, nesta sexta-feira, não passou de dez minutos. A expectativa é que durante a tarde o movimento aumente no Poupatempo.

Segundo o presidente da empresa, que prestou esclarecimentos na quinta-feira, foi uma pane rara que afetou também o sistema de emergência da rede. “Não temos conhecimento, nem os nossos fornecedores, de nada parecido nem no Brasil, nem em outro lugar do mundo”, afirmou Antônio Carlos Valente.

Às 23h de quinta-feira, a Telefônica informou que a situação estava 100% normalizada, mas os reflexos ainda podiam ser sentidos na manhã de sexta-feira em diversas cidades paulistas. Em Presidente Prudente, a 565 km da capital, o sistema estava instável nos distritos policiais e também na agência do INSS.