quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Google apóia Wine, e traz melhorias

Guia do Hardware.netPouca gente sabe, mas o Google tem colaborado bastante nas últimas versões do Wine - software que permite rodar aplicações feitas para o Windows num ambiente Linux/Unix.
Desde 2006, muitos patches foram adicionados ao Wine pela equipe de desenvolvimento do Google, em parceria com o pessoal do CodeWeavers. Um dos resultados mais perceptíveis no Google foi o Picasa, software gerenciador e editor básico de imagens. Em vez de continuarem trabalhando na pobre versão que tinham do Picasa para Linux, decidiram compilá-la para o ambiente Win32, e executá-la no Linux com o Wine - usando um "Wine próprio", uma versão modificada - o que garante que o Picasa funcione, independentemente da versão do Wine que o usuário tiver instalada.Como retribuição devido ser open source, o Wine vem ganhando muitas melhorias com isso. Entre elas, está a possibilidade de rodar com qualidade o Photoshop CS e CS2, um programa comercial indisponível oficialmente para quem usa Linux. Eles estão trabalhando para permitir rodar também o Flash 8, entre outros programas.

O Google ganha com o Wine, para poder ter seu Picasa para Linux com os mesmos recursos da versão Windows ou Mac, e o Wine ganha com o Google, recebendo melhorias e aumentando a compatibilidade de aplicações suportadas - eis o espírito e o ciclo do software livre.Postagem no blog sobre o movimento open source no Google:
http://google-opensource.blogspot.com/2008/02/google-sponsors-wine-improvements.html

Lista de modificações feitas no Wine pelo Google, e download do "Wine personalizado pelo Google":
http://code.google.com/opensource/wine.html

Página no Wiki do Wine, falando sobre a compatibilidade do Photoshop CS e CS2:
http://wiki.winehq.org/AdobePhotoshop