sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Desafio POP100 2007 - Porto Alegre a São Paulo

Texto extraído do Inema em: http://inema.com.br/mat/idmat092544.htm

Aconteceu de 16 a 21 de outubro de 2007, o Salão Duas Rodas em São Paulo/SP. Confira a Viagem de três POP100 da Honda.


A ida ao Salão Duas Rodas em São Paulo começou em uma brincadeira com a Adriana da Turbo motos em Porto Alegre, pois dizia que iamos de moto para a capital paulista e ela perguntou se não queriamos ir de POP, não passou de trinta segundos para achar que a ideia seria factivel, e disse que iriamos, consultei a Ana Cristina e em seguida o Renato Gava jornalista da RBS que toparam o desafio.


O projeto foi levado ao Pacheco da Gravamotos, presidente da Assohonda no RGS, que acolheu a idéia e propôs a Assohonda nacional que por sua vez envolveu a Honda no sentido de apoiar a viagem de 3 POP 100 por estradas do sul do pais, o que todos rapidamente concordaram.

Fizemos o roteiro em que deveriamos contatar oito revendas revendas conforme o combinado com a Assohonda e pegamos as tres POP cedidas pela Turbo Motos, Gravamotos e Motosinos, nas quais colocamos de acessorios parabrisas cedidos pelo Pazetto e na da Ana Cristina um bau.

Dia 11 de outubro de 2007, fizemos largadas simbólicas da Turbo moto em Porto Alegre e na Gravamotos em Gravatai com a presença de fotografos e imprensa.


Dia 12 de outubro de 2007, saimos as 17:30 de Porto Alegre aprensivos com o comportamento das motos na estrada em função da baixa cilindrada, rumo a Torres que chegamos as 20:30, onde nos aguardava o pessoal da DIMASA com a imprensa, após fomos jantar e hotel dormir.

Dia 13 de outubro de 2007, partimos as 06:30 rumo a Tubarão/SC onde chegamos na COMAT as 09:30 onde foi revisada corrente de transmição, oléo e reparado um fusivel queimado, após fotos com o pessoal da revenda, ja mais confiantes no rendimento das motociletas enfrentamos novamente a BR 101 rumo a Florianopolis que chegamos às 13:00 na revenda AMAURI onde nos aguardavam para o almoço.


Mais fotos, olhada basica pelos mecânicos nas motos e nos fomos até Joinville/SC na KG motos, onde mais uma revisada e troca de lâmpada em uma das motos, fotografias com o pessoal da honda para a imprensa local, um belo jantar e hotel dormir.

Dia 14 de outubro de 2007, saímos as 09:00 rumo a Curitiba onde as 10:30 nos encontramos com o pessoal da Revenda BLOKTON, algumas fotografias, e resolvemos pelo desempenho acima do esperado das motos, tocar até São Paulo, pegamos a BR 116 e ai tome movimento, a volta do feriado, a chuva que começou a cair e os buracos que tomaram conta da BR nos fez redobrar o cuidado, mas as POP nos surprenderam ainda mais, pois conseguimos manter o ritmo de viagem apesar das dificuldades que o trecho apresentava.


As 20 horas estavamos em São Paulo e fomos ainda até Guarulhos para jantar na casa dos pais do Renato (que maravilha Dona Rosa), banho tomado, bem alimentados fomos dormir felizes pelos 1280 kms percorridos.

Dia 15 de outubro de 2007, fizemos os 30 kms de volta ate São Paulo e na revenda REMAZA apos mais fotografias nos despedimos das valentes POP. Como adiantamos a viagem em 1 dia ficamos passeando por São Paulo aguardando o nosso compromisso no Salão Duas Rodas no estande da Honda onde nos encontramos dia 17 as 15 horas com diretores e funcionários da marca japonesa e também concessionários onde tivemos de contar várias vezes detalhes de como se comportaram as motos, e a noite jantar com a diretoria da Assohonda, onde saimos com a certeza que a nossa parceria com eles renderá muitos km pelo Brasil afora pilotando motociletas da marca.


Como o nosso compromisso era somente ir com as motos ate SP voltamos eu e Ana Cristina para Porto Alegre/RS e o Renato Gava continuou fazendo reportagens para a RBS no salão.

As POP 100 nos surprenderam, pois acreditavamos que teriamos dificuldades em relação a velociadade final conforto e ultrapassagens, mas nada disto ocorreu, conseguiamos manter regularidade na velociadade e ultrapassagem de caminhões, pois nossa media era um pouco acima do que eles andavam.

As motos foram muito comodas, passando buracos, quebra molas e outros irregularidades do asfalto sem nos causar sustos e também na chuva mantiveram-se estáveis e fazendo uma media de consumo proximo aos 35 km por litro, o que consideramos excelente, pois andamos praticamente o tempo todo de acelerador "torcido" e somente dois pequenos reparos foram feitos ao longo do caminho, um fuzivel e uma lâmpada queimados, com isto mostrando toda a qualidade que estas pequenas motos tem de enfrentar o transito de nossas cidades, para onde elas realmente foram projetadas.


O que nos chamou a atenção foi curiosidade que despertavamos na estrada, pois como estavamos com roupas identicas e com logomarca da Assohonda, e os ocupantes de veiculos seguidamente tiravam fotografias do nosso pequeno comboio fazendo acenos de boa viagem.

A certeza que ficou e que poderiamos montar nas POP 100 e retornar tranquilamente a Porto Alegre sem nenhum dos receios que tinhamos na largada.


Agradecemos a Assohonda por participarem deste desafio e as revendas que nos cederam as motociletas e o carinhos que fomos recebidos por todas que visitamos ao longo do percursso.

Meus cumprimentos aos parceiros desta empreitada, Ana Cristina, Lague e Renato Gava pelo alto astral e tranquilidade em todos os momentos da viagem fazendo com que ela fosse uma festa em todos os kms percorridos.

Até a próxima. Fonte: Humberto Lague
Cidade: Porto Alegre-RS
Fotos: Humberto Lague
Publicado: Debora Dias