quinta-feira, janeiro 11, 2007

Receita de Bolo para o Ubuntu / Kubuntu Linux

Por Og Maciel 10 de junho de 2006

Com o novo lançamento do Ubuntu / Kubuntu Dapper, foram muitas as pessoas que iniciaram no mundo linux sem saber como configurar seu sistema para a melhor experiência possível. Claro que a instalação padrão já possui a maioria das ferramentas e aplicativos que um usuário possivelmente vai precisar, mas existem certas tecnologias que, devido à licenças um pouco mais restritivas (em relação à sua distribuição, etc), não são instaladas de forma automática. Justamente com este tipo de usuário em mente, venho então apresentar a minha receita.

Os passos abaixo foram seguidos logo após a instalação padrão, e usando a linha de comando. Claro que o gerenciador de pacotes Synaptic pode ser utilizado para uma experiência gráfica.
Para uma experiência de navegação mais rápida e simples, instale o navegador Epiphany:
sudo apt-get install epiphany-browser epiphany-extensions
Para adicionar suporte à tecnologias web padronizadas, mas infelizmente proprietárias:
sudo apt-get install flashplugin-nonfree sun-java5-plugin
Durante a instalação do Flash e Java, confirme que você aceita os termos das licenças, marcando as caixas de opções apropriadas.

Para adicionar suporte à elementos de mídia, incluindo suporte à MP3 e outros tipos de vídeo:
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-bad
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly
sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse
sudo apt-get install gstreamer0.10-pitfdll

Se você conhece os antigos filmes do Clint Eastwood e já assistiu “The Good, the Bad, and the Ugly“, vai notar que os pacotes gstreamer0.10-plugins-good* já estão instalados por padrão.
E para adicionar suporte à todos os outros tipos de mídia proprietários (Eca!) que infelizmente assolam o mundo WWW, baixe o arquivo W32codecs, colando o seguinte link em seu navegador favorito (que eu espero ser o Epiphany):

http://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/plf/ubuntu/plf/pool/dapper/i386/non-free/w32codecs/w32codecs_20050412-1plf4_i386.deb

Depois de baixá-lo, de um clique duplo no mesmo para iniciar o processo de instalação. Quando a “massa do bolo subir”, você terá com certeza um sistema bem mais completo que o inicial.

Planeta Ubuntu Brasil
Adaptação: Marcelo M. Soares