sexta-feira, janeiro 05, 2007

Lançamento do Kurumin Linux


Kurumin Linux 7


Estamos a alguns dias do lançamento final do Linux Kurumin, um Linux criado e mantido por Carlos Eduardo Morimoto, o qual conta com a colaboração do forum do Guia do hardware para testar, sugestionar cada versão.
Essa versão é muito especial e aguardada por se basear Etch . Para quem não conhece, o Kurumin é uma distribuição Linux baseada no Debian, uma outra distribuição Linux muito popular e famosa por um vasto repositório de programas, os quais estão divididos em 3 partes: Testing - programas lançados recententemente ou programas com atualizações recentes para testes, os quais podem conter erros; Unstable - programas que já foram testados, mas que ainda podem conter algum "bug" (erro) e finalmente Etch - apenas os programas que foram exustivamente testados. O Kurumin 7 é baseado nesse repositório, por isso essa versão é tão esperada, pois terá o máximo de estabilidade possível. O Debian é também conhecido por causa da criação do famoso apt-get, um programa gerenciador de pacotes que analisa e instala as depêndencias de cada programa, auxiliando e facilitando a instalação de novos programas no Debian e também nas distribuições baseadas nele, como no caso do Kurumin.

"O Kurumin é a distribuição Linux mais fácil de usar. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em Português do Brasil, ao invés de serem escritos em Inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar. Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows." Conforme narra o próprio Morimoto.

Junto com o lançamento do Kurumin 7, Morimoto também pretende lançar mais uma atualização do Livro do Kurumin. Confira o seu depoimento:

"Estou trabalhando num novo livro impresso sobre o Kurumin, que deve ser lançado junto com o Kurumin 7.0. Estou postando para reunir algumas sugestões de temas a incluir. Você pode ajudar respondendo a estas três questões:1- Qual foi a configuração ou programa com o qual você teve mais trabalho nas versões recentes do Kurumin?2- Qual característica do sistema (ou script, ou configuração que é feita de forma automatizada) você tem mais curiosidade em entender como funciona? 3- Se você tivesse um "personal guru" e pudesse fazer uma pargunta relacionada a Linux (qualquer pergunta, mas apenas uma), qual seria?Best Regards"

Vamos aguardar então e desfrutar desses dois excelentes lançamentos.

:.Marcelo Medeiros Soares
Consultor Imobiliário
http://br.geocities.com/mmsimoveis