sábado, fevereiro 29, 2020

Cinnamon Linux Mint Debian Edition Debbie - Versão 4 Beta Release


Nessa sexta-feira (28/02/2020) fiz o download do Linux Mint Debian Edition 4 Beta Release para testar.

Assim que soube da liberação dessa versão beta, fiquei curioso pra saber como ele de fato ficaria. Assim que o download terminou, instalei no pendrive e comecei logo os testes.

Preciso adiantar que não sou "expert" em Linux, tampouco programador, sou apenas usuário final e quando eu coloco acima "comecei os testes", na verdade se trata dos programas que sou acostumado a usar e também sobre a usabilidade do sistema.

Mas o que posso falar a respeito dos "meus testes" é que me apaixonei!!! Na verdade, a equipe do Mint fez um trabalho tão extraordinário que dificilmente você irá perceber que está usando a versão LMDE em vez da versão baseada no Ubuntu. O sistema está simplesmente fantástico!!! Parabéns Clément Lefèbvre e toda a sua equipe.

Interessante é que no blog do Linux Mint tem a seguinte informação:

"LMDE is a Linux Mint project which stands for “Linux Mint Debian Edition”. Its goal is to ensure Linux Mint would be able to continue to deliver the same user experience, and how much work would be involved, if Ubuntu was ever to disappear. LMDE is also one of our development targets, to guarantee the software we develop is compatible outside of Ubuntu.
LMDE aims to be as similar as possible to Linux Mint, but without using Ubuntu. The package base is provided by Debian instead."

Resumidamente eles informam que o "objetivo do LMDE é garantir que o Linux Mint seja capaz de continuar oferecendo a mesma experiência do usuário caso o Ubuntu desaparecesse. O LMDE também é um dos nossos objetivos de desenvolvimento, para garantir que o software que desenvolvemos seja compatível fora do Ubuntu. O LMDE pretende ser o mais semelhante possível ao Linux Mint, mas sem usar o Ubuntu. A base do pacote é fornecida pelo Debian."

O que tenho a dizer sobre isso é que nessa versão eles realmente conseguiram esse feito. Caso o Ubuntu desaparecesse hoje, com certeza o LMDE iria suprir a falta do Cinnamon com a base Ubuntu.

Vale a pena testar. Estou agora ansioso pela versão final.

Assista abaixo um vídeo que gravei de minha área de trabalho.