terça-feira, setembro 23, 2008

Urnas eletrônicas completam 12 anos e inauguram sistema linux

As grandes personagens das eleições brasileiras são mesmo as urnas eletrônicas, que transmitem confiabilidade no exercício da votação e vem sendo copiadas em todo mundo, como sendo um modelo padrão de democracia. No pleito desse ano elas completam 12 anos de uso e o Tribunal Superior Eleitoral resolveu a partir dessas eleições adotar o sistema operacional linux.

O diretor geral do TRE, Alex Fin, disse que a troca vai proporcionar uma plataforma estável, além de economia visto que a utilização do sistema é gratuito.

Ele comentou que as urnas usadas atualmente, em comparação com as de 1996, estão mais rápidas, o que faz com que o eleitor gaste penas 20 segundos para efetivar seu voto.

Ainda segundo Alex, nos modelos de hoje a duração da bateria interna alcança 12 horas de utilização. “Caso seja necessário utilizar o dispositivo, em uma possível falta de energia, a urna suporta muito mais tempo, já que nos modelos anteriores a bateria durava em média de 4 a 6 horas”, comentou Alex. Outra medida paliativa é o uso da bateria externa, de um veículo, dispositivo que ainda pode atender uma eventual emergência.

Em Roraima serão utilizadas 1.065 urnas eletrônicas nas eleições municipais. Serão 822 nas seções eleitorais de todo o estado, sendo 473 seções na capital e 349 no interior, além de 243 máquinas de contingência, em caso de eventuais panes.