sexta-feira, maio 30, 2008

KDE 4.1 promete melhorias e avanços significantes

Guia do Hardware.net

Nem todo software fica "redondinho" em suas versões "ponto zero", caso do KDE 4.0. Ele vem sendo adotado devagar, ainda com muitas criticas. Mas para o KDE 4.1, a próxima versão, a coisa parece ser diferente: o sistema está amadurecendo, recebendo diversas melhorias. Recentemente saiu a beta do 4.1, a versão 4.1 pronta está prevista para julho.

No KDE 4.1 há várias melhorias no Plasma, recurso da área de trabalho do KDE. O beta ainda apresenta diversos bugs, mas o nível geral de qualidade e a velocidade de desenvolvimento estão crescendo consideravelmente.

O pessoal do site ArsTechnica avaliou o beta do KDE 4.1, e publicou as primeiras impressões.

Há uma melhor organização nos ícones da área de trabalho, que passam a fazer parte dos plasmoids - componentes da interface Plasma. Isso evita a confusão entre o que é um ícone e os aplicativos que já ficavam nos plasmoids, com ambos se comportando de forma parecida. Os ícones serão agrupados em um plasmoid próprio:



Além da interface melhorada, foi adicionada a suíte Kontact, agora finalmente portada para o KDE 4. O Kontact oferece uma série de aplicações de produtividade pessoal, como e-mail, calendário, contatos e leitor de feeds RSS. Há ainda um novo player multimídia chamado Dragon, e um novo applet para impressão.

O gerenciador de arquivos do KDE 4, Dolphin, também recebeu melhorias, incluindo suporte a abas para o gerenciamento de arquivos, e um modo de três colunas completo, exibindo detalhes dos arquivos selecionados:



Com isso o Dolphin fica bem mais agradável e competente frente a outros gerenciadores de arquivos.

O desenvolvimento do KDE 4.1 visa tornar o ambiente útil e produtivo para todos os níveis de usuários, e a versão final está prevista para julho. Quem quiser experimentá-lo no estado em que se encontra, pode aproveitar-se da iniciativa KDE4Daily, que oferece compilações recentes, estas que podem ser testadas num ambiente virtual como o fornecido pelo QEMU.

Leia o texto do ArsTechnica em:

http://arstechnica.com/[...]continues-to-advance-in-kde-4-1-beta-1.html