quinta-feira, junho 14, 2007

Linux alimenta até um ogro...

-Retirado do Guia da Hardware.net em 14/06/2007

Todos os maiores estúdio de filmes e cinema usam Linux para as animações e efeitos visuais. Contudo, nenhuma empresa adotou tão de braços abertos os Linux quanto a Dreamworks, a produtora de diversos filmes, como o novo Shrek 3.

A empresa possui 1000 desktops e 3000 servidores rodando Linux em seus estúdios. Segundo o CTO da Dreamworks Ed Leonard, "Para o Shrek 3, nós consumiremos em média 20 milhões de horas de processamento". "Cada filme que fazemos requer mais e mais poder do computador". Na empresa, o tempo de processamento do filme está dobrando a cada ano. No Shrek 1, foram usados 5 milhões de horas, no segundo, 10 milhões.

"Existem diversas técnicas avançadas e específicas no filme, incluindo avanços no cabelo, roupas, e outros efeitos de segundo plano, o que vão demandando cada vez mais máquinas".

A escolha do Linux não foi algo simplesmente opcional na Dreamworks. O poder de flexibilização, a licença livre, e o desempenho desse sistema operacional foi um dos três requisitos para a empresa fazer tanto sucesso nos filmes.

Veja mais sobre essa interessante matéria em:
http://www.linuxjournal.com/article/9653