sexta-feira, maio 04, 2007

Caixa planeja migração de terminais de atendimento de Windows NT para Linux





Por Camila Fusco, do COMPUTERWORLD*
13 de abril de 2007 - 18h05

Iniciativa começará a partir dos terminais presentes nas salas de atendimento das 2,5 mil agências distribuídas no País e deve se espalhar pelos demais canais.

A Caixa Econômica Federal (CEF) estuda iniciar ainda neste ano a migração dos terminais de auto-atendimento da plataforma Windows NT para sistemas operacionais de código aberto.

O projeto deve começar pelas salas de auto-atendimento, presentes em todas as 2,5 mil agências da CEF espalhadas pelo Brasil, a partir de dezembro. A previsão é que sejam economizadas 16 mil licenças Microsoft, já que cada sala presente nas agências possui diversos terminais.

A CEF pretende também seguir a estratégia para os seus outros canais. No próximo ano estão previstas também as migrações de correspondentes bancários e os postos de atendimento eletrônico.

Segundo Clarice Copetti, vice-presidente de Tecnologia da Caixa, além da economia trazida pelo modelo aberto, a possibilidade de reter conhecimento é outro motivo da estratégia.

"Os projetos de software livre são estratégicos para a empresa, especialmente em virtude do domínio do conhecimento. Conhecer o código dá a segurança que nossos serviços e produtos demandam", enfatiza.

Hoje, somente as cerca de 9 mil casas lotéricas da Caixa têm seus sistemas em Linux - integrando serviços bancários e jogos no mesmo terminal. O projeto foi concluído em agosto do ano passado. Em 2006, a estratégia de software livre trouxe economias de 60 milhões de reais em licenças.