sexta-feira, março 09, 2007

Software livre cresce e está no encalço do Windows

Fonte: Software Livre
Publicado em: 7/3/2007 - 16:8

O Linux, o sistema operacional livre, está deixando de ser um intrigante experimento para se tornar uma tecnologia aprovada e utilizada em centros de dados de corporações. Grandes companhias como IBM, Intel e Hewlett­Packard (HP) têm financiado consórcios para promover a adoção do software.

Essas mesmas empresas decidi­ram que agora é o momento para consolidar seu apoio como colaboradoras dentro de um novo grupo, a Fundação Linux (http://www.linux-founda­tion.org/): A missão da nova organização é ajudar o Linux, principal modelo de software desenvolvido com código aberto, a competir mais. efetivamente contra a Microsoft, a maior companhia de programas de computador do mundo. - É uma corrida de dois cavalos agora, com a computação dominada por duas plataformas de sistema operacionais: o Linux e o Windows. Existem algumas coisas que a Microsoft faz bem em termos de promoção, proteção legal e padronização do Windows. São coisas que também teremos de fazer - comenta James Zemlin, diretor-executivo da Fundação Linux.

Em centros de dados empresariais, tanto o Linux quanto o Windows se beneficiaram da mudança de grandes servidores para pequenos microcomputadores pessoais de custo menor. Esses PCs têm substituído rapidamente, e de forma mais barata, máquinas com padrões proprietários, que tipicamente operam sistemas operacionais Unix. A mudança vem sendo positiva para fabricantes de chips para PCs, como a Intel e a Advanced Micro De­vices (AMD), assim como para os produtores de outras tecnologias para esses equipamentos, como HP, IBM, DeU, NEC e Fujitsu.


Os tradicionais rivais da Microsoft em negócios de software, como Oracle e IBM, apóiam o Linux para diminuir o poder do seu adversário, à medida que mudam sua base de dados e outros programas para rodar o sistema de código aberto. Companhias como Red Hat e Novell distribuem o Linux e encarregam outras empresas de prestar suporte técnico manutenção. Dessa forma, enquanto o Linux é distribuído livremente, um enorme mercado cresce a sua volta.


As vendas anuais de hardwa­res, softwares e serviços relacionados ao Linux é superior a US$ 14,5 bilhões, de acordo com estimativas da empresa de pesquisas IDC. A colaboração é essencial para melhorar a tecnologia do Linux e evitar que divisões no mercado ocorram. Quem faz essa análise é Daniel D. Frye, vice-presidente de desenvolvimento de sistemas abertos da IBM, que pretende continuar trabalhando com a Fundação Linux. Na década de 1980, segundo Frye, diferentes companhias apoiaram distintas versões do sistema operacional Unix, o que dificultou sua popularização entre os usuários. 0 trabalho de outros dois grupos - o Open Source Development Labs (Laboratório de Desenvolvimento de Código Aberto) e o Free Standards Group (Grupo de Padrões Livres) - serão abarcados pela Fundação Linux e deixarão de existir. A entidade pagará salário para Linus Torvalds, o criador do sistema Linux, e alguns outros programadores-chave do sistema operacional. Esses recursos previamente virão do Open Source Development Labs. Em um texto enviado por e-mail ao The New York Times, Torvalds apontou que uma das razões originais para a formação do Open Source Development .Labs, há seis anos, era a de "fazer companhias se interessarem pelo Linux e códigos abertos em geral". Para ele, essa etapa já foi alcançada.


Referindo-se à nova organização, Torvalds salientou que questões técnicas e legais das versões parecem ser a parte mais problemática para a padronização do sistema operacional, mas colocou também que seu papel no processo não mudaria:- Eu trabalho com tecnologia propriamente, nenhum outro assunto. Eu faço gerenciamento técnico. Nada mais - disse no e-mail.Saiba MaisProgramas de código aberto ou softwartes livres podem ser executados, copiados e distribuídos livremente. O Linux é o mais conhecimento desses programas.


O software foi desenvolvido em 1991, pelo finlandês Linius Torvalds, então estudante da Universidade de Helsinki. Atualmente, o Linux tem uma boa penetração no mercado de sistemas corporativos, mas, no segmento doméstico, o Windows domina com mais de 90% de participação. Entre 12 e 14 abril, Porto Alegre será palco para debates sobre os programas de código aberto durante o 8º Fórum Internacional Software Livre. Informe-se sobre o evento em hhttp://filsl.softwarelivre.org