terça-feira, junho 04, 2013

LibreOffice 4.0.3 e superiores - Problemas com hiperlinks no Calc


Eu tenho uma planilha de controle diversos que utilizo no meu trabalho, a qual contem 28 planilhas interligadas compartilhando fórmulas diversas. Para facilitar a organização e facilitar a navegação entre elas, eu incluir vários hiperlinks agrupadas por assuntos, senão eu teria que utilizar as abas na parte inferior do Calc para localizar a que me interessaria em determinado momento, o que seria bastante cansativo, visto se tratar de 28 planilhas...

Fiz recentemente o download na nova versão do LibreOffice 4.0.3 e instalei no Ubuntu. Até aí tudo bem, no entanto, ao abrir a minha planilha de controle imagina o desespero quando eu observei que nenhum link estava funcionando?!?
Após pesquisar e até mesmo enviar uma notificação de pretenso bug ao Bugzilla do LibreOffice, obtive a seguinte resposta e solução:
"There is a security option in:
Menu/Tools/Options/LibreOffice/Security/Options - Ctrl-click required
to follow hyperlinks.
This default option is going to change on next releases."
Em poucas palavras, a partir das próximas versões, os hiperlinks virão desativados por padrão, sendo necessário ativá-los seguindo o passo-a-passo acima.
Então, se alguém estiver passando pelo mesmo problema que eu, basta ativar desativar a caixa de seleção em:
Menu / Ferramentas / Opções / LibreOffice / Segurança / Security and Options and warnings (Opções de segurança e avisos) / Options / Security Options (Opções de Segurança) – desmarque a última caixa (Ctrl-click required to follow hiperlinks).