Sou apaixonado pelo mundo Linux e seus aplicativos e dentre eles um que mais gosto é o Inkscape.
Para quem não conhece, o Inkscape é um programa para desenho ventorial no mesmo estilo do Corel Draw com uma grande diferença, o Inkscape é editor SVG de código aberto mais utilizado tanto no Windows quanto no Linux.
"O Inkscape fornece ferramentas sofisticadas de desenho vetorial com capacidades comparáveis aos padrões profissionais. Ele permite importar e exportar vários formatos de arquivo, incluindo AI, SVG, EPS, PS, PDF e PNG. Possui funcionalidades de fácil uso, uma interface simples, suporte a vários idiomas e é extensível, pois os usuários podem personalizar as funções do Inkscape com suas numerosas extensões." - https://inkscape.softonic.com.br
E a novidade é que essa maravilha de programa está sendo lançado hoje em sua versão 1.4.
Novidades:
- Caixa de diálogo para Galeria de Filtros;
- Botões novos para seleção de grades, permitindo a identificação rápida da grade desejada;
- Novas grades modulares, que são especialmente úteis para planejamento de layouts e criação de ícones;
- Visualização unificada do navegador de fontes;
- Suporte para links internos em arquivos PDF exportados;
- E muito mais!!!
Vale muito a pena atualizar para a essa nova versão.
No site do projeto você vai encontrar o Inkscape para MacOS, Windows e Linux. No caso do Linux, há disponível duas opções, PPA para o Ubuntu e outras distros baseadas nele e a opção .AppImage. Eu particularmente, gosto muito de usar a versão .AppImage do Inkscape, pois aplicativos nesse formato não precisam de instalação, segue praticamente a mesma ideologia dos programas portáteis (portable.apps) do Windows, basta dois cliques e já pode ir desfrutando do seu app. Claro que no caso dos .AppImage, é necessário configurá-lo como executável, mas é simples, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o app e na tela que aparecer, marcar a caixa de seleção "Executável" como na imagem abaixo.
Ou se preferir, abrir o terminal, navegar até onde o arquivo do programa foi baixado e digitar o seguinte comando:
$ chmod u + x <AppImage File>
Então é isso, aproveitem!!!