Não tenha dó das pessoas.
A gente não deve ter dó de ninguém, porque cada pessoa está vivendo exatamente hoje o que precisa viver. As pessoas vivem o fruto das suas decisões coisas que decidiram no passado, como a decisão de estudar ou não estudar ou com quem vai se relacionar.
Você até pode orar por essa pessoa, você até pode apoiar essa pessoa, mas não tenha dó dela.
Cada pessoa precisa passar exatamente pela fase que está passando. Quando eu tenho dó de alguém, eu vou tentar minimizar os efeitos das consequências do que a pessoa provocou na própria vida dela e quando eu não permito que alguém passe pelo que tem que passar eu tiro da pessoa o direito que ela tem de resolver a sua situação. Se você ficar com dó e resolver pra essa pessoa tudo que ela tem que resolver, talvez essa pessoa nunca aprenda a quebrar esse ciclo.
Diferença Entre o Sentimento de dó e a Compaixão
Muitas vezes, usa-se a compaixão como um sinônimo de dó, mas a realidade é que são sentimentos diferentes. Enquanto dó é apenas uma sensação de aflição e tristeza em relação ao estado do outro, a compaixão é acompanhada de um desejo de tornar aquele sofrimento menor. Aqueles que se compadecem estão mais propensos a serem empáticos, colocando-se no lugar das pessoas antes de tomarem atitudes precipitadas.
A compaixão é positiva porque não diminui o outro, apenas gera um desejo de ajudá-lo de alguma maneira, mas sempre respeitando o que ele deseja e precisa. Além disso, evita que se sinta culpado por estar numa posição privilegiada, pois isso não irá te trazer nada de bom. Inclusive, sentir autocompaixão é o mesmo que tratar-se com mais carinho, evitar exigir demais de si mesmo, respeitar seus limites e sentimentos. Cuidar de si é tão importante quando cuidar dos outros, pense nisso.
Quando se deparar com alguma situação em que uma pessoa querida ou mesmo desconhecida esteja passando por um momento delicado, evite sentir dó, pois isso pode fazer com que a autoestima dele fique pior do que já possa estar. Prefira sentir compaixão e oferecer ajuda, mesmo que seja em forma de palavras de incentivo, que já valerão muito e mostrarão para aquele indivíduo que está fragilizado que ele é capaz de superar toda a dor que está sentindo. Empoderar as pessoas é um gesto maravilhoso e que deve ser passado adiante.
Ajude,
ore e apoie, mas não tenha dó da pessoa.