A edição 3.0 do pacote de programas OpenOffice já está disponível para download dos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OSX. O acesso ao site do pacote estava lento no início desta tarde. Na página dos downloads, uma nota de desculpas foi publicada, informando que o servidor estava “recebendo uma demanda sem precedentes”. O arquivo tem 124 MB.
Segundo o site Linux Format, a principal mudança no OpenOffice 3.0 é o Start Center que aparece ao se iniciar o programa. A janela oferece a possibilidade de criar vários tipos de documentos, abrir um arquivo já criado, baixar templates ou instalar extensões.
Em sua nova versão, os novos arquivos da Microsoft (.docx, .xlsx e .pptx) podem ser importados e abertos para leitura, mas é possível salvá-los em versões antigas do pacote MS Office.
Uma nova barra de zoom na parte de baixo da janela torna mais fácil aproximar e afastar a visualização dos documentos, permitindo a edição deles. O recurso permite ao usuário observar as alterações em uma página no seu contexto, mostrando o que vem antes e depois dela com o efeito das mudanças.
Anotações nos documentos são exibidas à margem, com cores diferentes para cada usuário e informando data e hora da inserção, no caso de arquivos editados em conjunto.
Fãs de tabelas podem se juntar em edição conjunta com o Calc, que além de aumentar o limite de colunas para 256, permite a outros usuários acrescentar dados à planilha, que serão inseridos depois de aprovação de um administrador.
Entre as extensões, o Linux Format destaca o Presenter Console (que exibe notas de apresentações em slide no monitor da máquina em que estão salvas sem exibi-las num projetor) e PDF Import (possibilita importar, editar e exportar arquivos disponíveis apenas no formato PDF).
A instalação das extensões é feita via menu de ferramentas, bastando selecionar um arquivo.
Nos testes de performance realizados pelo site, o OpenOffice 3.0 não perdeu muito para a versão anterior (2.x). O tempo de abertura de um arquivo .xls de 62 mil linhas, por exemplo, variou em 0,5 segundos de uma edição para a outra.
O OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório livres multiplataforma, sendo distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X.
A suíte é baseada em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte da suite foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
sexta-feira, outubro 17, 2008
Download do OpenOffice 3.0 estréia com problemas no servidor
9:00 AM
Linux - Sistema Operacional