Leandro Santos, criador e mantenedor do Kalango Linux, e Carlos Morimoto haviam desistido de manter os projetos Kalango e Kurumin por não existir até então mais algum motivo plausível para a existência desses projetos, já que hoje em dia temos ótimas opções para Desktop como o Ubuntu, Madriva, Fedora, etc., distros que tem feito um trabalho competente no que se refere à Desktop.
Entretanto nós sabíamos que o fim dos dois projetos de uma vez seria uma perda enorme para a comunidade nacional, pois os dois projetos já têm o seu público fiel que espera um sistema que use KDE por padrão, que já tenha suporte total ao Português do Brasil e diversas outras características que vocês estão acostumados.
Dentro deste assunto Leandro fez a proposta de manter a nova geração do Kurumin chamada Kurumin NG (New Generation ou Next Generation) com base no (K)Ubuntu, proposta esta que foi aceita pelo Carlos e que já está em andamento. A princípio é isso que podemos falar a respeito do Kurumin NG, de agora em diante vamos manter vocês atualizados a respeito do projeto.
Vale lembrar que o Kurumin NG é apenas baseado no Kubuntu, ou seja, só os repositórios serão em comum, pelos motivos já ditos e entendidos pelo Leandro no link abaixo. O Kurumin NG será totalmente diferente do Kubuntu, assim como o antigo Kurumin 7 é totalmente diferente do Debian (excluindo a questão de pacotes) - O novo Kurumin manterá suas raízes e suas principais características, como os Ícones Mágicos e os diversos utilitários de configuração A versão beta será lançada em aproximadamente duas semanas, e a versão final para início de maio.
E nos ajudem nos testes do novo sistema de Ícones Mágicos, no link disponível abaixo. Obrigado!
Prévia não definitiva do Kurumin NG