quarta-feira, outubro 17, 2007

Rir é o melhor remédio

Quem ri muito é mais saudável, garantem as pesquisas sobre os benefícios do sorriso.

A ciência ganhou uma área específica – batizada de gelotologia – para decifrar os efeitos das gargalhadas no organismo. A alegria estampada na face aciona muito mais do que 28 músculos do rosto.

Quando nós sorrimos, todas as células do nosso corpo sorriem também. O resultado desse feliz efeito contagiante são mudanças responsáveis por uma porção de benefícios à saúde. Do cérebro às pernas, passando pelo sistema cardiovascular e vários órgãos internos, nada fica indiferente ao rido.

Diante das evidências terapêuticas, os médicos começas a apostar nesse remédio. Em alguns países, como a Índia, existem clubes do rido onde a essa terapia é coisa séria, usada como coadjuvante para tratar diversas doenças. Dentro dos hospitais, as gargalhadas conseguem derrubar o tempo de internação em até 20%.


EFEITO CASCATA
O que acontece no corpo quando a gente ri

O riso ativa o sistema cardiovascular, aumentando a freqüência cardíaca. Os vasos se dilatam e a pressão diminui.

O cérebro libera endorfina, as famosas substâncias que garantem a sensação de bem-estar.

A respiração mais forte aumenta a quantidade de ar captadas pelas pulmões e facilita a saída de gás carbônico. O sangue fica mais oxigenado – e as células abastecidas por ele, idem – e livre de impurezas.

As contrações curtas e fortes nos músculos do diafragma e do abdômen melhoram a irrigação dos órgãos internos. Assim eles trabalham melhor.

Até os músculos que não participam diretamente do riso sofrem um profundo relaxamento. Ao final, todos tendem a liberar tensões.