quinta-feira, junho 21, 2007

O mundo maravilhoso e detalhista por trás de Shrek

Matéria extraída do Portal Bem Paraná em 20/06/2007

Quando vemos o ogro Shrek aprontando na tela do cinema e tirando sarro das figuras clássicas dos contos de fada, a última coisa que passa pela nossa cabeça é que ele não passa de um ser digital, uma criatura formada por polígonos, texturas e cálculos que saiu de um computador. Para todos os efeitos, Shrek não existe. Mas o que faz ele ser tão simpático, tão realista, que parece que vai sair da tela? A resposta é simples: capricho. Além de ter uma excelente idéia por trás de sua criação e um roteiro interessante e divertido, Shrek conta com muita tecnologia, aliada a centenas de talentos humanos, que dão vida ao seu mundo encantado.

A reportagem da Agência Estado visitou, com exclusividade, os estúdios da DreamWorks Animation, na cidade americana de Glendale, na Califórnia, para ver como o ogro do pântano conseguiu chegar à realeza no terceiro filme da série.

Diversão e trabalho — A primeira impressão que se tem ao passar pelos enormes portões da DreamWorks Animation é que estamos chegando numa universidade. Muito diferente de prédios de grandes corporações, a atmosfera é de descontração. Em meio a muita vegetação, fontes e arquitetura que lembra uma vila, dezenas de profissionais circulavam, alguns sentados em mesinhas tomando café, outros jogando pingue-pongue e até videogame, em uma disputada salinha. Olhando assim, nem parece que a maioria passa até 12 horas por dia trabalhando duro. E todos com um sorriso no rosto.

Tecnologia extrema — Depois de assistir ao filme, ao lado de alguns manda-chuvas do estúdio, fomos conhecer as máquinas que transformam as idéias dos animadores e cineastas em magia. A primeira surpresa foi com o software utilizado: a DreamWorks utiliza Linux em todo o processo de criação. E todas as ferramentas utilizadas foram feitas sob medida pela própria equipe, pois nenhum software comercial disponível no mercado conseguia fazer o que eles precisavam.

O melhor exemplo disso foi quando mostraram a técnica usada na animação dos cabelos dos personagens. Cabelo, em computação gráfica, é um verdadeiro pesadelo. Além de se comportarem de forma inesperada, demandam uma quantidade absurda de cálculos para ficarem bons. E os do filme são inacreditavelmente bons, só vendo para entender. E os cabelos são apenas um dos detalhes que fazem o filme uma maravilha técnica. O cuidado com a luz, a vegetação e até o figurino já valem o ingresso.


Números do desenho do ogro

350 PESSOAS - Foi o tamanho aproximado da equipe responsável por toda a produção de Shrek Terceiro, entre colaboradores externos e funcionários da DreamWorks Animation/PDI

1.373 FIGURANTES - Foram feitos para uma cena específica do filme, que totalizaram 31.579 partes móveis, todas modeladas e renderizadas individualmente

28 BEBÊS - Além de cuidar do filme, animando os filhos de Shrek, a equipe também se animou a fazer alguns bebês, que nasceram durante a produção

3.000 SERVIDORES - Fornecidos pela HP e equipados com processadores Opteron, da AMD foram utilizados na produção da animação digital

48 PERSONAGENS - Além dos principais, como Shrek e Fiona, 23 foram inspirados em contos de fada, como Rapunzel, o Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho

2.500 ROUPAS - Foram escolhidas, das 4.500 criadas. O figurino do filme é o mais variado, complexo e detalhado já feito para uma animação