E parece que o worm Conficker está "mandando ver". Segundo pesquisadores da Cisco Systyems, cada computador infectado com o worm está enviando spams na taxa de 10000 a 20000 emails por dia. Isso é relativamente baixo quando comparado ao potencial que cada máquina pode enviar diariamente, contudo isso pode ser uma tentativa de tornar os spams mais difíceis de se detectar.
A pesquisa confirma suspeitas de especialistas em segurança, que constataram que uma nova atualização para o worm lhes permitirá ganhar dinheiro com as máquinas infectadas usando spam e falsos anti-malwares. Apesar do Conficker ainda não causar nenhum dano catastrófico, como muitos haviam previsto anteriormente, pesquisadoras em segurança estão encorajando empresas e usuários domésticos a terem certeza que os últimos os patches de segurança estão instalados para manter as máquinas seguras.
Como os criadores do worm podem instalar novas atualizações do Conficker quando eles bem entenderem, há um grande potencial do worm fazer algo mais "sinistro". Usuários de Windows, não se esqueçam: mantenha tudo atualizado (principalmente seu fiel anti-vírus), e não clique em nada suspeito :-). Usuários de Linux: relaxem.
Fonte: Geek e GdH.net