Já está liberado as ISOs do Linux Mint 20.3 nas suas versões XFCE, Cinnamon e Mate. Esse lançamento estava previsto para o mês de dezembro de 2021, mas após alguns dias de atraso já podemos baixar e desfrutar dessa nova versão.
Segundo o blog do Mint, as imagens ISO estão atualmente passando por testes de controle de qualidade, mas já podem ser baixadas.
Linux Mint 20.3 é uma versão de suporte de longo prazo que terá suporte até 2025. Ele vem com software atualizado e traz refinamentos e muitos novos recursos para tornar seu desktop ainda mais confortável de usar.
Mudanças de tema
O Linux Mint 20.3 apresenta uma aparência atualizada com botões maiores da barra de título, cantos arredondados, um tema mais limpo e suporte para o modo escuro.
Barras de título e cantos
As barras de título ficaram maiore com cantos mais redondos e botões maiores para tornar a área de trabalho mais agradável e generosa. A zona de flutuação em torno dos ícones também foi ampliada para facilitar o pressionamento dos botões.
Cores do sistema
O Linux Mint agora apresenta uma cor mais vibrante para chamar atenção e parecer mais perceptível do que o resto do tema, deixando o tema bonito, cativante, vibrante e até divertido, especialmente em cima do cinza, que pode ser bastante austero. Mas eles têm um custo. Eles competem pela sua atenção e o distraem do conteúdo real.
Eventos de calendário no miniaplicativo de calendário: Os eventos no miniaplicativo usam a mesma cor do calendário ao qual pertencem, portanto, é fácil controlar vários calendários.
O miniaplicativo é sincronizado com o evolution-data-server para que suporte muitos calendários e aplicativos online. Por exemplo, se você usa o GNOME Calendar, ele funciona imediatamente. Se você usa o Google Agenda, basta conectá-lo em contas online e ele também funcionará. Se você usar o Thunderbird, instale um add-on para integrá-lo com o evolution-data-server e ele começará a sincronizar também.
Outras melhorias
Quando os arquivos são movidos ou copiados e alguns deles entram em conflito com arquivos existentes com os mesmos nomes, o Nemo agora mostra uma nova opção adicional. Enquanto no passado você só podia pular / ignorar esses arquivos ou sobrescrever os antigos, agora você pode optar por renomeá-los automaticamente para evitar o conflito à medida que são movidos / copiados para o novo destino.
As animações das janelas foram revisadas, ajustadas e simplificadas. Isso foi feito no escopo de um novo mutter rebase que chegará a uma versão futura do Cinnamon e fornecerá efeitos ainda melhores.
Confira todas as mudanças AQUI (em inglês).
Requisitos de sistema para a versão Cinnamon:
2 GB de RAM (4 GB recomendados para um uso confortável).
20 GB de espaço em disco (100 GB recomendados).
Resolução de 1024 × 768 (em resoluções mais baixas, pressione ALT para arrastar as janelas com o mouse se elas não couberem na tela).
Para download das ISOs, Clique Aqui.