Notícias e Dicas sobre o sistema operacional Linux

Aqui sempre encontrará notícias sobre as diversas distribuições Linux.

LibreOffice - A suíte de escritório livre!

Acompanhe as novidades e lançamentos dessa poderosa e fantástica suíte de escritório.

Dicas e noticias imobiliárias em Salvador e Região Metropolitana

Deseja saber como anda o mercado imobiliário em Salvador e adjacências? Aqui é o lugar certo.

Rir é o melhor remédio

Se rir é o melhor remédio, tome aqui as suas dozes diárias de humor.

Notícias Diversas

Nóticias relevantes sobre temas diversos.

quinta-feira, junho 25, 2009

A Caixa Econômica Federal afirmou que abrirá o software de teleconferencias Minuano, liberando-o como software livre

A Caixa Econômica Federal (CEF), patrocinadora e participante do 10º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 10), assina nesta quarta-feira (24/6) uma carta de intenções para disponibilização do software livre Minuano, desenvolvido pelo próprio banco.

O Minuano é uma solução baseada em Linux para transmissão de áudio e vídeo via streaming por uma intranet ou mesmo pela internet, permitindo a realização de teleconferências. Ele é usado em reuniões e contatos a distância internamente pelos setores da Caixa, e será usado pelo setor público e governo para realizar teleconferências e videoconferências “promovendo drástica redução de custos em vista da eliminação e racionalização de grande parte das reuniões presenciais e deslocamentos”.

Segundo a CEF, além de transmitir via streaming, é possível baixar o arquivo para um computador, caso autorizado no software pelo palestrante. o aplicativo usa padrões abertos e aderentes à política de software livre do governo federal, servindo para consulta.

A carta com o compromisso de divulgação do software foi assinada ontem no 10º Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre (RS).

Fonte: Guia do Hardware.net / IDG Now!

terça-feira, junho 16, 2009

O Linux é o primeiro sistema operacional a desenvolver driver para o novo padrão USB 3.0

O Linux se tornou na última semana o primeiro sistema operacional a ter drivers para o novo padrão USB 3.0.

O software foi escrito por Sarah Sharp (também conhecida como “Geekess”), uma “kernel hacker” empregada pela Intel. O código-fonte já está disponível no repositório GIT da desenvolvedora, e deve ser integrado à distribuição oficial do kernel na versão 2.6.31, programada para setembro.

No final de maio, a fabricante japonesa NEC se tornou a primeira empresa a lançar um controlador USB 3.0 para computadores pessoais. O chip será usado em placas de expansão e a NEC espera atingir a capacidade de produção de 1 milhão de unidades mensais do componente até setembro de 2009. A tecnologia ainda é cara: o custo estimado do chip é de US$ 15 a unidade, o que vai se refletir no preço de placas de expansão e outros periféricos.

Desenvolvido pela Intel, o padrão USB 3.0 promete a transferência de dados em altíssima velocidade entre periféricos externos, como discos rígidos e drives ópticos, e PCs. Na teoria, a velocidade máxima de transferência é de 5 Gigabits por segundo, contra os 480 Megabits por segundo do atual USB 2.0. Controladores USB 3.0 também são compatíveis com os atuais periféricos USB 2.0 e 1.0 atuais.

Mais informações sobre a inclusão do USB 3.0 no Linux e sua autora, Sarah Sharp, podem ser obtidos no blog da desenvolvedora pelo atalho tinyurl.com/lszwyu.

- Por Antonio Blanc

quinta-feira, junho 04, 2009

Banco do Brasil - mais de 100 mil instalações do Mozilla Firefox

O Banco do Brasil atingiu, em maio, a marca de mais de 100 mil instalações do navegador de internet Mozilla Firefox em seus computadores. A instituição utiliza o software desde 2005, quando iniciou a implantação do GNU/Linux nas máquinas das agências.

Segundo a diretoria de Tecnologia do BB, o retorno tem sido favorável principalmente porque a solução é multiplataforma, ou seja, pode
ser executada tanto em ambiente Windows quanto em Linux.

Nas quatro mil agências da instituição, mais de 65 mil máquinas utilizam Linux, Br-Office e Mozilla Firefox. Os outros 35 mil equipamentos, que pertencem a órgãos regionais e dependências da Direção Geral, utilizam Mozilla e Br Office, mas ainda não migraram para o Linux.

Já está disponível a nova versão do navegador web Opera

Considerado um dos mais leves e rápido em carregar páginas web, o Opera chegou nessa quarta feira à sua versão 10 beta.


Navegador web gratuito e elegante agora com nova interface e novos recursos. O principal foco das mudanças está na busca por mais velocidade e melhor desempenho. Segundo o desenvolvedor, esta versão é mais de 40% mais veloz que a anterior, Opera 9.6.

Agora com a tecnologia Opera Turbo para compressão de dados para desobstruir conexões lentas, o navegador acelera a velocidade de uma conexão lenta facilmente em três ou quatro vezes, de acordo com a Opera Software.

A navegação por abas ganhou um novo formato, com uma barra redimensionável que permite abrir miniaturas das abas abertas. O Opera 10 também permite escolher entre várias opções de provedores de webmail, leitores de feed e BitTorrent integrados ao navegador.

O Opera 10 beta está disponível gratuitamente para usuários Windows, Mac e Linux no site www.opera.com/next.

Para baixar e testar:

http://www.opera.com/browser/next/

terça-feira, junho 02, 2009

Renato Russo ganha nova biografia

Livro do jornalista Carlos Marcelo, conta o elo entre Renato Russo e Brasília.

No livro récem lançado o Filho o da Revolução , o jornalista Carlos Marcelo conta o elo entre Renato Russo e sua Brasília, dos 13 aos 26 anos. Longe de ser só “mais uma biografia” sobre o Legião Urbana, a obra de 416 páginas traz fatos e fotos inéditos.

“Tenho uma relação tranquila com a família Manfredini”, fala Marcelo, que conseguiu acesso ao apartamento de Renato no Rio, em 2007. “Resgatei muita coisa de lá. Manuscritos, letras de canções, documentos inéditos e fotos do seu passado em Brasília”, conta.

Foram mais de 100 entrevistas, não limitadas a nomes do rock nacional. Para contextualizar a trajetória de Renato Russo à capital nacional, Marcelo conta a história de Brasília por meio de pessoas que estiveram ligadas ao cantor, como o ex-senador mineiro Francelino Pereira, autor da frase “que país é este?”. “Você acredita que o Dinho (Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial) sempre pensou que a frase tinha sido escrita pelo próprio Renato? E ele canta quase toda noite essa música”, lembra Marcelo.

Dessa época juvenil, Marcelo traz as diversas facetas do líder da Legião. Renato subiu ao palco pela primeira vez como ator, interpretando um texto do dramaturgo Tom Stoppard. Ainda antes de ser roqueiro, Renato foi professor de inglês, jornalista e locutor de rádio de um programa de jazz. Em Brasília, o autor descobriu os processos de censura para canções como Faroeste Caboclo e Baader- Meihof Blues. “Achei também uma fita do Renato com o André Pretorius (guitarrista da primeira banda do cantor, o Aborto Elétrico, que acabou se suicidando), cantando cover de punks.”

Em seu prólogo, o escritor passa pelos anos subsequentes de Renato no Rio de Janeiro até sua morte, em outubro de 1996. “Seus últimos manuscritos são uma tentativa de voltar a ter uma relação com Brasília, o que deu mais força ao meu livro. Minha primeira ideia foi a de fazer um álbum fotográfico, contando a história de Brasília pelos olhos do Renato, mas ficou inviável pelo custo. Não forcei a barra em ligar ele à cidade. Tudo tem muito fundamento.”

Fonte: IG Notícias

Susan Boyle continua internada e programa Britain's Got Talent é alvo de críticas


A cantora escocesa Susan Boyle, internada em uma clínica de Londres após sua participação na final do programa de calouros "Britain's Got Talent", pode se ver obrigada a cancelar uma turnê pelo Reino Unido e adiar uma viagem aos Estados Unidos.

Segundo a edição de hoje do jornal "The Times", Boyle permanece internada por estafa e cansaço emocional. O tratamento da cantora está sendo pago por Simon Cowell, membro do júri do programa, acrescenta o periódico britânico.

Chris Thompson, da clínica Priory, declarou que Boyle pode não estar recuperada a tempo de iniciar sua turnê britânica, prevista para começar no próximo dia 12, já que os tratamentos para estes casos duram três semanas.

Os responsáveis pelo "Britain's Got Talent" entraram em contato com a Polícia londrina no domingo porque Boyle atuava de maneira estranha no hotel londrino onde estava hospedada.

Segundo a imprensa britânica, Boyle estava esgotada mentalmente após sua participação de sábado, na qual cantou "I Dreamed a Dream", e os médicos lhe aconselharam um período de descanso para se recuperar.

Desde que ficou famosa, a escocesa já recebeu diversas propostas para fazer shows, entre elas a de uma turnê pelos EUA na qual pode ganhar mais de 8 milhões de euros.

Fonte: IG Notícias

segunda-feira, junho 01, 2009

Gengibre - a raiz que queima gordura

Quem olha para o gengibre na barraquinha da feira não imagina o poder que ele carrega. Além de aliviar enjoos, ele aumenta a vitalidade e a imunidade. Quer mais?

Ainda combate diarreia, cólica, artrite, enxaqueca e vários outros males. “O gengibre é um dos melhores fitoterápicos do mundo”, enfatiza a nutricionista Sarah Merson, autora do livro Alimentos que Curam (edt. Publifolha).
O que pocas pessoas sabem é que ele também pode ser uma bela arma para quem quer emagrecer. O gengibre é um alimento termogênico. Ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e, com isso, obriga o organismo a gastar mais energia. Isso acelera o metabolismo e aqueima de gordura.
Ele não precisa ser consumido puro: você pode ingeri-lo como chá ou tempero na comida. E o melhor de tudo: ele pode ser encontrado em todo o país e custa baratinho. Veja como usá-lo no seu dia a dia e perca até 2 quilos por semana.

COMO INGERIR A RAIZ

Chá de gengibre
Modo de fazer
Leve ½ litro de água ao fogo e aqueça até 37ºC (nessa temperatura, você ainda coloca o dedo na água sem incômodo).
Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.
Cuidade: o gengibre perde as propriedades em água muito quente.

Como consumir

O recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Tome o chá sempre depois das refeições.

Gengibre em pó
Modo de fazer

Corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as secando na sombra por uma semana. Depois, bata a planta no liquidoficador até virar pó. Ele dura até seis meses em qualquer recipiente fechado.

Como consumir
Consuma 1 colher (café) por dia. Acrescente o pó a sucos ou alimentos.

ATENÇÃO: Evite consumir o gengibre em excesso, porque essa raiz pode machucar seu intestino.