Notícias e Dicas sobre o sistema operacional Linux

Aqui sempre encontrará notícias sobre as diversas distribuições Linux.

LibreOffice - A suíte de escritório livre!

Acompanhe as novidades e lançamentos dessa poderosa e fantástica suíte de escritório.

Dicas e noticias imobiliárias em Salvador e Região Metropolitana

Deseja saber como anda o mercado imobiliário em Salvador e adjacências? Aqui é o lugar certo.

Rir é o melhor remédio

Se rir é o melhor remédio, tome aqui as suas dozes diárias de humor.

Notícias Diversas

Nóticias relevantes sobre temas diversos.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

SIM. Acabou! Adeus Kurumin NG

Sempre fui fã do Kurumin e conheci o Linux através dele quando ganhei o meu primeiro Linux de uma amigo que era técnico em manutenção de micro, o Kurumin 3.0. Daí então, me apaixonei pelo Linux, em especial pelo Kurumin do Carlos Morimoto e sempre fui acompanhando os lançamentos no forum e vibrava com cada um deles.

Espalhei várias cópias e incentivei muitos amigos a usar essa maravilhos distro.
Quando o Morimotao anunciou que deixaria de manter o Kurumin, fiquei muito triste, mas fazer o quê?

Quando surgiu a notícia que o Leandro, criador do Kalango Linux iria dar inicio ao projeto do Kurumin NG, fiquei até feliz, mas logo vi que não seria a mesma coisa, pois seria baseado no KUbuntu e não no Debian como era o Kurumin original. Cheguei até "baixar" o primeiro lançamento do Kurumin NG, mas logo desisti de vez, pois confirmei que era completamente diferente do Kurumin original e passei a usar o Big Linux, pois foi a única que me agradou mais em comparação às outras distribuições que fui testanda desde então.

Infelizmente chegou ao fim o projeto Kurumin NG e mais uma vez os brasileiro dizem adeus a mais uma distro brasileira. É realmente um pena.

Segue na íntegra o pronunciamento oficial do Leandro com relação ao fim do projeto Kurumin NG e alguns comentários do visitantes no site do Kurumin NG:

"Olá a todos, infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG, estou reconhecendo publicamente o meu erro em noticiar que o mesmo iria ser continuado e poucas horas depois anunciar que o mesmo acabou, acontece que não irei suportar a pressão para manter algo onde faço por prazer e não por dinheiro, não adianta nada eu tentar ir pra frente se muitos estão querendo me puxar para trás, tenho plena consciência de que estou manchando o meu nome neste meio, no entanto a vida é assim mesmo, não importa o que agente fez em 4 ou 5 anos, pois a única coisa que será lembrada será nosso último erro, a maioria das pessoas são ingratas, infelizmente. Quero admitir ainda que errei ao não comunicar a comunidade sobre a dificuldade que estava tendo para manter o Kurumin NG, se o tivesse feito quem sabe teríamos montado uma equipe e continuado com o mesmo, sem gerar este stresse todo. Me arrependo ainda de não ter dado oportunidade ao José Queiroz (Colaborador do Kurumin NG) de manter o projeto, pois ele se ofereceu para isso, mas coloquei restrições pois não tinha certeza do rumo que o projeto iria tomar e quando entendi a proposta dele já era tarde demais, pois ele havia desistido (isso eu falei para o próprio, mas ele comunicou que a decisão de sair era definitiva).

Não há dúvidas de que cometi muitos erros, principalmente os citados acima, mas o que mais pesou na minha decisão foi perceber que durante todo o tempo que me dediquei para o Kalango e o Kurumin NG sempre recebi muitos comentários preconceituosos e sem cabimento, coisas do tipo:

Rickd
29/01/2009 - 18:16

Uma piada esse Leandro. Abandonou a propria distro, pegou a fama de outra distro de graça, pega artwork e script dos outros e agora vem insultar o criador do Kurumin, clamando os méritos do nome pra si.

Um cara que fala uma coisa dessa é um parasita sem conhecimento nenhum do que está falando, infelizmente pegarei apenas este exemplo para poder comentar, pois os outros que vejo por aí são na mesma linha, vamos aos fatos:

Uma piada esse Leandro: Bom, se eu sou piada me diga o que você já fez de bom na vida, segue uma lista do que criei e onde foi aproveitado:

Kalango - Projeto que durou 3 anos, é o nono colocado no ranking de downloads de distros do site Superdownloads com quase 75 mil downloads, saiu em 1 edição da revista Geek e 2 edições da revista PC Master.

CCK - Centro de Controle do Kalango, projeto base para o ClicaAki da série antiga do Kurumin, eu mesmo apresentei a ferramente pessoalmente para o Morimoto.

Kurumin NG - Projeto que mal foi lançado e já saiu em uma edição da revista Arquivo Linux, só via torrent foi baixado mais de 2 mil vezes, deduzo que por http deve ter sido baixado pelo menos 30 mil vezes (mas não tenho certeza).

Novo sistema de Ícones Mágicos - Será que ele consegue entender pelo menos a lógica disso? http://www.kurumin-ng.com.br/?p=13 se não conseguir nem vale a pena falar, seria mais do mesmo, minha idéia e proposta está neste post, mas infelizmente não tive tempo de escrever mais detalhadamente sobre o assunto.

Artigos que já escrevi - http://www.guiadohardware.net/tutoriais/processos-linux/ http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-rede-manualmente/ fora os impressos e outros que não sei mais a URL.

E aí quem será que é piada? Estes são meus projetos de Softwate Livre, sem mencionar os de outras áreas. Não estou falando que fiz ou faço muito, pelo contrário acho que faço muito pouco, só tenho certeza que um parasita que perde tempo pixando quem não conhece na internet não deve ter feito nem 10% disso.

Abandonou a propria distro: Tem razão.

pegou a fama de outra distro de graça: Depende, foi um mix de vários fatores, primeiro isso de pegou é meio estranho né? Afinal todo mundo viu que a utilização do nome foi aprovada pelo Morimoto e porque será que ele concordou? Primeiro, poderia ser uma continuação do Kurumin onde ele não teria mais trabalho; Segundo, se vingasse seria um projeto que poderia trazer benefícios para o GDHN; Terceiro sim eu queria aproveitar um nome forte para continuar fazendo o que eu já fazia, nada de anormal nisso.

pega artwork e script dos outros: No comments, se juntar todas as contribuições que já recebi para os projetos (que sou muito grato por elas) não dá 10% das coisas que fiz.

e agora vem insultar o criador do Kurumin, clamando os méritos do nome pra si: Coisa de maluco, primeiro que não me pronunciei em lugar algum tirando a entrevista que concedi ao Meiobit, segundo, além de não me pronunciar não insultei ninguém, terceiro, quando que clamei méritos do nome para mim? Infelizmente a cachaça realmente tira as pessoas da realidade, criam fantasias em suas mentes e saem escrevendo bobagens por aí, só para se sentir mais aliviado de tanta baboseira.

Pra finalizar, iniciar o Kurumin NG foi um erro, mas não me arrependo nada, pude materializar um pouco das idéias que tinha em minha cabeça, fui imaturo em achar que projeto de distro “pessoal” ainda funcionava e fui imaturo em não tentar manter o projeto por mais tempo, mas aprendi a lição e carregarei para o resto da vida, isso que é importante.

Peço desculpas aos veículos de comunicação pela confusão, mas vocês devem concordar que quem a iniciou não foi eu, o Morimoto que nunca se prontificou para ajudar em nada no projeto de uma hora para outra decide que ele acabou, e o pior, coloca a questão em público. Minha parte de ficar calado eu fiz, não respondi comentários e nem irei responder, este site ficará no ar por mais uma semana e depois sairá do ar, assim como o site do Kalango, e vamos seguir com a vida, erros cometidos, lições aprendidas, o círculo se completou e estou pronto pra outra (calma, nada de projetos parecidos com isso, vamos partir para algo onde as pessoas para me insultarem precisarão falar na minha cara e não se esconder atrás de nicknames e etc).

Já me sinto aliviado por me distanciar desta bomba, o que era para ser prazeroso se tornou meu pior pesadelo, agora só falta comemorarem o fim de mais um projeto nacional e surgir uma nova reencarnação do Kalango/Kurumin, os anos passam mas as pessoas continuam sendo as mesmas, tão previsíveis, incluindo eu.

Para quem insistir em me apedrejar quero lembra-los de que os comentários aqui são moderados e que ao longo do texto eu assumi que errei, não precisa me lembrar disso.

Aos amigos que fiz, até logo (por e-mail, msn e etc) e aos que se tornaram meus inimigos sem nem me conhecerem bye bye."

Ainda sobre a (des)continuidade do projeto - Por Eduardo Morimoto

Confira o pronunciamento final de Carlos Eduardo Morimoto, criador do Kurumin (original) sobre o atual projeto do Kurumin NG.

Tudo começou com um post do Henrique, no tópico do antigo anúncio da descontinuidade do Kurumin 7, dentro da sala da versão antiga: http://www.guiadohardware.net/comuni...ml#post4208240.

Ao qual se seguiram minhas duas respostas, que acabaram sendo reproduzidas em outro tópico, na sala do Kurumin NG (http://www.guiadohardware.net/comuni...havera/940375/) e em diversos outros lugares.

Aparentemente, após o tema ganhar repercussão, o Leandro decidiu se pronunciar sobre o assunto, classificando os comentários anteriores sobre o encerramento do projeto como "asneiras":

"Não farei um post longo para falar deste assunto por enquanto, porém caso vocês tenham visto alguma notícia com relação ao fim do projeto saibam que estas se tratam de boatos, o projeto está devagar mas não morreu e quando acabar eu serei o responsável por noticiar tal decisão, portanto, independente de quem está falando asneiras saibam que não é verdade."

Entretanto, em 04 de Dezembro de 2008 a seguinte mensagem foi postada no grupo interno de desenvolvimento:

---
O cronograma proposto anteriormente está descartado, mais do que
isso...

Nos últimos meses fui vendo acontecer o mesmo que aconteceu com o
Kalango e com o Kurumin antigo, ou seja, as contribuições foram
caindo, até o ponto de praticamente não ter nenhuma.

Além da falta de contribuição o meu tempo disponível diminuiu
consideravelmente e o que me sobra não tenho vontade de aplicar no
projeto, isso tem um nome, desânimo. Neste momento já estou
praticamente decidido a encerrar minhas atividades em tudo que
envolve distribuições, enfim, não tenho a mínima vontade de
continuar fazendo o que venho fazendo a uns 5 anos. A única coisa
que me dói o coração é deixar os usuários que estão gostando do
projeto (ultimamente os elogios estão vindo em massa e o número de
downloads também) e também os colaboradores como você que gastaram
tempo e energia em uma coisa que eu inicie (mas que era para
o "consumo" de todos).

Eu já até tenho a base do novo Kubuntu meio enxuta que seria o ponto
de partida para a nova versão do KNG, mas acredito que não vá rolar,
estou completamente sem vontade de prosseguir e venho impurrando
isso com a barriga a bastante tempo, tentando descobrir se seria
apenas uma fase, que passaria e eu voltaria a ter o mesmo empenho e
paixão que tinha antes para com o projeto.

Acho minha decisão tem influência de diversas coisas que estão
acontecendo em minha vida particular. Tenho tido uma vida social
maior e uma vida offline muito mais intensa do que antes. Pretendo
me casar em 2010 e para isso passarei 2009 ralando para conseguir
construir minha casa, isso irá demandar um bom tempo de mim, em todo
sentido, principalmente para manter minha renda e não deixar a
peteca cair.

Fora os fatores acima estou muito mais empenhado em outros projetos
que faço parte e pretendo iniciar outros, todos sem relação com
Linux ou tecnologia.

Tomei a decisão de parar pois a sensação que estou tendo é que sou
obrigado a trabalhar no projeto e isso é a pior sensação do mundo...
---

Esta mensagem foi seguida por questionamentos por parte do JQueiroz, o único membro da equipe ainda ativo dentro do fórum e do grupo de desenvolvimento, que acabou levando ao desligamento dele do projeto, anunciado no: http://www.guiadohardware.net/comuni...lmente/944469/

A isso se soma o abandono do fórum de suporte (http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-f/9) e da ausência de notícias no site oficial (que estava sem atualizações desde outubro), que levaram a questionamentos por parte dos usuários, e o acúmulo de problemas não resolvidos.

Uma situação similar ocorreu no Kalango, o projeto anterior do Leandro Santos, que foi abandonado sem que fosse feito qualquer anúncio oficial, mostrando descaso pelos usuários:

http://forum.kalangolinux.org/viewtopic.php?f=3&t=3209
http://forum.kalangolinux.org/viewtopic.php?f=3&t=3210

Embora não tenha participado do desenvolvimento do Kurumin NG e ele tenha sido claramente anunciado como uma nova distribuição, sem relação com o Kurumin original, que desenvolvi até a versão 7, sou indiretamente responsável pelo projeto devido ao uso do nome "Kurumin". Devido a isso, não posso concordar com o descaso em relação aos usuários do sistema.

Tendo isso em vista, retiro formalmente o apoio ao projeto, e encerro qualquer vínculo relacionado a ele. O desenvolvimento de uma distribuição Linux é um assunto sério, que não deve ser conduzido de maneira irresponsável ou por simples vaidade.

Sem mais.
------------------------------------------------------
Retirado do Forum do Guia do Hardware.net em 30jan2009

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Será o fim do Kurumin NG?

Clique na imagem para ampliar ou aqui para ir ao forum onde foi publicado

Pelo que estamos vendo parece ser mesmo o fim. Com a saída de JQueiro do projeto do Kurumin NG, fica realmente díficil acreditar que KNG vá "pra frente". Ainda mais depois do anúncio oficial de Eduardo Morimoto (criador do Kurumin original) no forum do Kurumin NG. É uma pena, pois eu amava o Kurumin. Comecei na versão 3.0 e me apaixonei por essa distro.

Outra observação com respeito ao triste fim do projeto Kurumin NG, foi abordada por Marcos Elias Picão, confira aqui a matéria na íntegra.

O Leandro até chamou de asneiras o que estão noticiando por aí sobre o fim do KNG, mas será mesmo? Confira aqui o depoimento do Leandro e tirem suas próprias conclusões.

Adeus mais uma vez Kurumin / Kurumin NG???

terça-feira, janeiro 27, 2009

88% das pessoas que compram imóvel utilizam a web

Pesquisa constata crescente participação da internet na realização do sonho da casa própria.

A busca de imóveis está cada vez mais próxima da internet. O sólido aumento do número de pessoas com acesso à rede tem contribuído para que a realização do sonho da casa própria passe quase que necessariamente pela web.
Pesquisa conduzida mela Media Screen, a pedido do Google, mostra que, entre aqueles que compraram imóvel residencial nos últimos seis meses, 88% usaram a internet como fonte principal de informação.
O levantamento também concluiu que 57% dos entrevistados buscam os sites de imobiliárias nas pesquisas por imóveis. A pesquisa entrevisto 603 brasileiros usuários da internet. Dessas 603 pessoas, 57% tem menos de 35 anos e ficam conectados, em média, 7 horas e meia por dia.
FONTE: Imóvel WEB.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Caso uma construtora não cumpra a entrega do imóvel no prazo determinado do contrato, pode-se exigir devolução das parcelas pagas?

SIM. O comprador poderá solicitar a devolução integral dos valores pagos, acrescida de juros e correção monetária, através de uma denuncia (anulação) contratual, por descumprimento de prazo de entrega do imóvel. Caso a construtora negue o fato, o contrato pode ser cancelado através da justiça, em Ação Rescisão Contratual. O valor será reembolsado da mesma maneira.
FONTE: Reudens Ferraz

domingo, janeiro 25, 2009

Os mutuários podem utilizar o FGTS para pagamento das prestações?

SIM. A Lei n.º 8036/1990 dispõe o seguinte: Artigo 20. A conta vinculada do trabalhador no FGTS poderá ser movimentada nas seguintes situações: V – pagamento de parte das prestações decorrentes de financiamento habitacional concedidko no âmbito do sistema Financeiro de Habitação – SFH, desde que:

a) o mutuário conte com o mínimo de três anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou em empresas diferentes;
b) o valor bloqueado seja utilizado, no mínimo, durante o prazo de doze meses;
c) o valor do abatimento atinja, no máximo, oitenta por cento do montante da prestação.

sábado, janeiro 24, 2009

Pagando ou recebendo o sinal

O valor do sinal, recebido pelo vendedor e pago pelo comprador é uma prática para preservar os direitos das partes, caso o negócio seja desfeito por desistência de uma das partes.
O valor pago a título de sinal é fixado entre o comprador e o vendedor, geralmente corresponde de 10% a 20% do valor do imóvel.

O comprador antes de pagar o valor do sinal, deve tomar algumas cautelas, como observar se o imóvel está matriculado no Registro de Imóveis e exigir a mátricula atualizada, para certificar qie realmente o vendedor é o proprietário do imóvel.
O vendedor ao emitir o recibo, deve descrever o imóvel, o valor pago a título de sinal, a forma de pagamento, bem como além da assinatura do comprador e do vendedor, é recomendável que o recibo seja assinado por duas testemunhas, que devemser qualificadas.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Sem correção ortográfica

Google e Microsoft não têm data para se adptar às novas regras

COM AS NOVAS normas da língua portuguesa já em vigor, os usuários de corretores ortográficos, como o do Word(R), da Microsoft, ou Gmail, do Google, podem ter de deixar de lado a ferramenta.
As duas empresas prometem se adaptar às regras de escrita do português, mas no prazo estipulado pelo governo, ou seja, até o fim de 2012. Enquanto as empresas não adequam seus softwares, os usuários devem "brigar" com os velhos corretores, que insistem em continuar acentuando palavras como heroico, que perdeu o acento com as novas regras



Mas como nem tudo é terra arrasada, o editor de textos gratuito BrOffice já teve o verificador ortográfico atualizado. Para aqueles que já usam o BrOffice, basta baixar e instalar o Vero, que tem pouco mais de 1 MB. Produzido pela Sun Microsystems, o BrOffice é compatível com os arquivos gerados pelos Microsoft Word, Excel e PowerPoint.


Para baixar a mais recente versão do BrOffice.org CLIQUE AQUI
Para baixar o Vero CLIQUE AQUI

domingo, janeiro 11, 2009

Prefira o ventilador portátil

Com a chegada do verão, cresce o consumo de energia para refrigerar a casa, o escritório... Um dos métodos mais caros é o uso de ar-condicionado, especialmente dos portáteis. Por puxarem muita energia, podem custar até R$ 50,00 por mês, a mais na conta de luz se usados, por exemplo, todas as noites de um mês para dormir.
Para fugir deste custo, muita gente apela para os ventiladores de teto. Eles exigem menor investimento inicial (são mais em conta que um ar-condicionado) e prometem ser mais econômicos. Na ponta do lápis, no entanto, o ventilador de teto revela-se caro também. Um circulador médio de três pás pode gerar um custo mensal de energia de até R$ 30,00 a mais na conta.
A melhor opção ainda são os ventiladores de mesa ou os apoiados em um suporte, que consomem até 30% menos energia do que ou de teto, são mais ecológicos e geram o mesmo resultado ao baixar a temperatura do ambiente. Em um mês (8 horas diárias de uso) um ventilador de mesa não gasta mais do que R$ 19,00.

sábado, janeiro 10, 2009

Reduza o consumo de água

Segundo dados do Ministério das Minas e Energia, o consumo médio de água no Brasil cresce cerca de 30% no verão, afinal, todos acabam usando mais água.

Na maior parte das cidades, as concessionárias de saneamento cobram uma taxa quando o consumo ultrapassa o limite considerado razoável. Assim, uma família de três pessoas pode gastar, no verão, até 339 litros com banhos ou 258 litros com louças, diz estudo da SABESP, empresa paulista de saneamento. Em relação a uma atitude econômica, como banhos de até 15 minutos ou escovar os dentes com a torneira fechada, uma família de três pessoas pode baixar o consumo em até um terço. No fim do mês, isso pode significar baixar uma conta de R$ 70,00 para R$ 35,00. Uma economia de 50%.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Tomate ajuda a proteger contra o sol

Recentemente foi descoberta mais uma boa novidade que envolve o tomate. Segundo os cientistas das Universidades de Manchester e de Newcastle que conduziram a experiência, o consumo diário de 55 gramas de massa de tomate aumenta em 33% a proteção contra os raios solares,além de melhorar os níveis da molécula que dá firmeza à pele e evitar a formação de marcas de expressão.

A Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa acredita que a responsável por esse benefícios é a substância que dá a cor avermelhada ao tomate, chamada licopeno, encontrado em grande concentração quando ele cozido. Mas lembre-se de que o tomate não substitui o filtro solar.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Bicicleta – Pedalada saudavel

Andar de bicicleta previne doenças, melhora o condicionamento físico, gera economia no orçamento familiar e evita a perda de tempo e o estresse ocasionados pelo trânsito.

No Brasil, a prática do ciclismo tem aumentado e isso tem explicação. O maior conhecimento a respeito dos benefícios das atividades físicas, o caos no trânsito e a necessidade de lazer atraem homens e mulheres, cada dia mais e mais, para as pedaladas.

Por exigir esforços contínuos e prolongados, está na categoria dos exercícios aeróbios, ou aeróbicos, que se valem do ar ou oxigênio para serem praticados. São caracterizados por longa duração e baixa intensidade (corrida e caminhada também estão incluídas).

Entenda: no momento em que se anda de bicicleta há um movimento rítmico e contínuo de grandes grupos musculares, ocasionando a elevação dos batimentos cardíacos e da freqüência da respiração. Isso interfere satisfatoriamente na circulação do sangue e, como conseqüência, ocorre a diminuição no risco de doenças do coração, além de proporcionar maior controle do diabetes, redução do colesterol e da pressão arterial.

Outros benefícios do ciclismo são a redução de peso, devido à grande queima de calorias, e o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, como coxas e panturrilhas. Outra vantagem é a de não ocasionar lesões, pelo fato de a bicicleta sustentar o peso corporal.

Guidão, aro e ação

O ciclismo já é bem comum na Holanda, Dinamarca e Suíça. No Brasil, o esporte vem ganhando novos adeptos entre homens e mulheres de todas as idades, que buscam saúde, lazer e qualidade de vida. Quando comparado à corrida, o ciclismo é considerado mais seguro por ter menos impacto e alto consumo energético. Alguém que ande uma hora de bicicleta queima cerca de 300 calorias, em ritmo de passeio. Se for pedalando forte, a queima é bem maior, por volta de 490 calorias. O esporte também é um mais completos po combater o estresse, a depressão e a ansiedade. E, de quebra, ainda favorece o bom humor, o sistema de defesa do organismo e melhora a qualidade do sono. Outro ponto a favor é o fato de ser um transporte que preserva o meio ambiente.

Nove passos para andar de bicicleta

1 – Escolha uma bicicleta com banco e guidão confortáveis, atualmente, o mercado está muto bem equipado;

2 – Busque locais seguros e próximos à natureza, principalmente nos primeiros meses de atividade. Caso precise pedalar na cidade, prefira as ciclovias;

3 - Comece a atividade com 20 minutos em dias alternados, ou seja, dia sim, dia não;

4 – Prefira pedalar pela manhã bem cedo ou à tarde e evite os picos de sol;

5 – Alongue-se antes e depois da atividade, com ênfase nos músculos das pernas e panturrilhas;

6 – Preste atenção na sua respiração, que não deve ser ofegante;

7 – Beba água antes da pedalada, o suficiente para se hidratar. Durante a prática, tome o líquido para molhar a garganta e refrescar-se;
8 – Use obrigatoriamente capacete e óculos de sol. Se necessário, jaqueta corta-vento e aparelho de medir a freqüência cardíaca;

9 – É indicado fazer avaliação médica antes de começar o exercício.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Bem-estar para o coração

Pequenos cuidados com alimentação e estilo de vida que alie caminhadas e descanso garantem vida longa a esse músculo, símbolo da própria existência.

Órgão vital de nosso corpo, o coração está no topo das preocupações de quem deseja gozar de boa saúde e vida longa. Mantê-lo em bom estado deve ser um cuidado permanente. Atitudes simples, colocadas em prática no dia-a-dia, impedem que doenças apareçam no futuro.

Cardiologista e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Henrique Dias Fegali dos Anjos explica que o coração é um órgão forte, que suporta muitas agressões silenciosamente, até não resistir mais. “É preciso investir na prevenção com alimentação balanceada e atividade física regular, além de uma vida social satisfatória e longe do estresse”, explica o doutor.

O acúmulo de gordura nas paredes das veias e a elevada presença de toxinas (substâncias nocivas) no sangue são, sem dúvida, os grandes inimigos do coração. Essa conjunção de fatores é responsável por causar infartos, derrames e pressão alta. Evitar tudo isso exige, antes de mais nada, ingestão de pouca gordura e açucares. Uma dieta compouca carne vermelha, doces e frituras impede que o organismo libere gordura demais no sangue, o popular colesterol.

Longe do estresse e do cigarro

Além da alimentação, o fumo e o estresse facilitam o entupimento das veias. “Isso acontece porque tanto a nicotina quanto as doses de adrenalina que liberamos nos momentos de nervoso agridem as paredes das veias e facilitam o acúmulo de placas de gordura”, explica o médico. Neste caso, não existe outra solução: aderir a uma dieta menos calórica, cortar o cigarro e evitar o estresse.

Sobre a atividade física, além de emagrecer, ela é capaz de processar a gordura no sangue, fzendo com que não se aloje nas paredes das veias. Também ajuda porque libera endorfina, substância que contribui para melhorar o humor, além de favorecer a boa circulação do sangue e combater a hipertensão. “Estudos mais recentes demonstram que pessoas que sofrem infarto são, muitas vezes, deprimidas ou tem vida social muito pouca ativa. Outro ponto a favor para um coração saudável é ser feliz, ter amigos e preocupar-se menos com os problemas da vida”, orienta o médico, ou como diz Timão e Pumba: “Hatuna Matata” (sem problemas).

Alimento amigo

O ideal é manter uma dieta que tenha todos os grupos de nutrientes com proteínas (carnes brancas), fibras (frutas) e carboidratos (pães), mas tudo sem exagero. Evitar gordura e açucares é outro passo importante na alimentação.

Salada, por exemplo, é importante porque substitui uma refeição que, em tese, poderia ser rica em gordura. A alface e o tomate, no entanto, não contem em si substâncias que favoreçam a boa circulação do sangue. As substâncias que têm essa característica são carnes de peixe do mar (ricas em ômega 3), chocolate meio amargo, vinho tinto e azeite.

Todos estes alimentos têm substâncias que ajudam a processar o colesterol no sangue e, mais ainda, colaboram para remover a gordura acumuladas nas veias do coração. Segundo o doutor Henrique, seus benefícios devem ser relativizados. “O importante é consumir esses produtos com regularidade e em pequenas quantidades. Comer muito peixe, por exemplo, o fará engordar e aí não ajuda muito”, diz.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Corpo e mente revigorados

Aproveite o período de férias para começar a se mexer. As atividades físicas ajudam a dormir, liberam as emoções e nos fazem esquecer as preocupações.

Caminhar ou andar de bicicleta, em locais arborizados, meia hora por dia, é bastante benéfico. Isso reduzirá os sinais de alerta do estresse e com certeza vai melhorar as funções do coração, dos músculos sem falar em muitas outras partes do corpo que também são beneficiadas.

Pense em coisas positivas durante os exercícios. O relaxamento progressivo da mente enquanto caminha também faz muito bem.

O melhor horário deve ser aquele em que você se sente mais disposto para a atividade física, respeitando um intervalo mínimo de uma hora após um lanche e de duas a três horas após as refeições.

Procure exercitar-se em horários de baixa temperatura para evitar a exposição excessiva ao sol. Lembre-se sempre do protetor solar e divirta-se.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Exercite-se se ficou sedentário o ano todo...

O ideal é caminhar passo a passo, pois não são poucos os casos de pessoas inativas que se lesionaram tentando recuperar o tempo perdido em poucos dias ou semanas. Em outras palavras, milagre não existe nesse caso, qualquer conquista virá devagar e sempre.

Comece fazendo musculação e exercícios aeróbicos de baixo impacto (caminhada, bicicleta...) de duas a três vezes por semana. Você pode, por exemplo, iniciar pelos aparelhos e, depois, passar para a esteira ou bicicleta ergométrica.

Também é possível alternar: fazendo musculação num dia e, no outro, exercícios aeróbios. Atenção aos tempos: 45 minutos de musculação e 30 minutos de aeróbio, sempre sob a orientação de um professor.

Outras dicas: use roupas leves e tênis adequados para corrida ou caminhada e, se puder, invista em um personal trainer para acelerar os ganhos e evitar o risco de lesões.

domingo, janeiro 04, 2009

Cigarro Afeta a Audicao

Mais um bom motivo para se ficar longe do cigarro. Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 40,3% dos fumantes analisados em estudo reclamaram de zumbido na audição. Os não fumantes apresentaram índices de 11,1%.

Na pesquisa, foram avaliados 144 pessoas de 20 a 31 anos de idade, sendo 72 fumantes e 72 não-fumantes. Consideram-se fumantes aqueles que tinham o vício com mais de cinco cigarros por dia e por no mínimo um ano.

Além do zumbido, a pesquisa também revelou prejuízos na audição em 13,9% dos tabagistas. A fonoaudióloga Carolina Pamplona Paschoal, autora da análise, explica que a deficiência é maior naqueles que têm o hábito por mais tempo.

Vale lembrar que os fumantes, em comparação aos que nunca fumaram, apresenta também maior risco de contrair infecções respiratórias, câncer, doenças do coração e derrame.

sábado, janeiro 03, 2009

Banana previne infarto

Uma das frutas mais abundantes e baratas do Brasil é também auxiliar na prevenção de diversas doenças. Trata-se da banana, considerada o alimento número um dos atletas do mundo, por fornecer boa quantidade de energia logo após a sua ingestão.

Estudos revelam que o seu consumo diário reduz em até 40% o risco de infarte, devido a presença de alto teor de potássio e baixa concentração de sódio, índices fundamentais para se combater a pressão alta.

Autores da pesquisa que revelou tal benefício, publicada na revista médica The New England Jornal of Medicine, e a Food and Drug Administration (FDA), agência responsável pelo controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, autorizam produtores e comerciantes de banana a divulgarem oficialmente esta informação à população.