Notícias e Dicas sobre o sistema operacional Linux

Aqui sempre encontrará notícias sobre as diversas distribuições Linux.

LibreOffice - A suíte de escritório livre!

Acompanhe as novidades e lançamentos dessa poderosa e fantástica suíte de escritório.

Dicas e noticias imobiliárias em Salvador e Região Metropolitana

Deseja saber como anda o mercado imobiliário em Salvador e adjacências? Aqui é o lugar certo.

Rir é o melhor remédio

Se rir é o melhor remédio, tome aqui as suas dozes diárias de humor.

Notícias Diversas

Nóticias relevantes sobre temas diversos.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Fusion ioDrive: 'o poder de 1000 HDs na palma da sua mão'

Noticias do Guia do Hardware.net - 09/2007

Segundo o TG Daily, "o poder de 1000 HDs na palma de sua mão". Um novo formato de armazenamento flash pode prometer algo revolucionário "para nossa época", com o novo 'ioDrive', da companhia Fusion io. Segundo a empresa, o drive, contendo centenas de Gibabytes em uma pequeno placa para PCs, pode substituir bancos de discos rígidos. Isso é que é promessa.

Na DemoFall 07, conferência realizada em San Diego, EUA, o CTO da empresa, David Flynn, explicou que o ioDrive é uma placa PCI Express com um controlador e chips NAND flash. Não é um controlador para outros drives, mas sim uma placa com armazenamento embutido, podendo ser facilmente instalada em muitos computadores atuais.Ele ainda disse que as placas terão as vendas iniciadas com 80 GB, indo para 320 e 340 GB no próximo ano. Contudo, Flynn espera que em 2008 a empresa já produza versões de 1,2 TB, e um computador com várias placas dessa realmente seria algo assustador.

A Fusion garante que o dispositivo tem 160 pipelines paralelos, que podem ler dados a 800 MB/s e escrever a 600 MB/s, sendo que os testes foram realizados em uma máquina Linux. Essa velocidade se obteve usando pequenos blocos de 4K e transferindo simultaneamente oito "pacotes" de 1 GB para leitura e gravação. No teste, o ioDrive chegou a 100000 operações por segundo.

Cada pipeline funciona como um disco de estado sólido independente, contendo um chip de memória flash e o controlador correspondente. Todos os pipelines são acessados simultaneamente, como se fosse um RAID composto por inúmeros HDs. As velocidades de leitura e gravação são somadas, o que permite atingir as absurdas velocidades de leitura e gravação anunciadas.

A empresa pretende lançar o primeiro dispositivo em dezembro deste ano, atingindo as capacidades maiores somente em 2008. O interessante é que primeiro sairão somente drivers para Linux, e só 3 meses depois é que lançarão os drivers para Windows Server, XP e Vista. Flynn disse que foca o mercado de jogos.
E o preço? A Fusion disse que o valor chegará a 30 dólares por GB, algo extremamente caro e que obviamente visará, em um primeiro plano, somente grandes empresas. Flynn adiciona que basta comprar pelo site, receber via Fedex (o "Sedex" dos EUA) que, em minutos, terá seu 'super-flash' de grande capacidade instalado. O problema novamente é o dinheiro :-P.

O link abaixo contém um vídeo com a demonstração de Flynn na DemoFall 07, além de uma entrevista.

Veja mais em:
http://www.tgdaily.com/content/view/34065/135/

quarta-feira, setembro 26, 2007

OS TRÊS TIPOS DE PROFISSIONAIS

OS FRACOS - Que estão sempre querendo saber quais são os seus direitos.
OS BONS - Que procuram cumprir os seus deveres.
OS SENSACIONAIS - Que buscam oportunidades para mostrar que são imprescindíveis.

Toda manhã na África uma gazela se levanta. Ela sabe porém, que terá que correr mais rápido o que o leão, ou será devorada.
Toda manhã na África um leão se levanta. Ele sabe porém, que terá que correr mais rápido do que a gazela, ou morrerá de fome.







Nesta manhã porém, não importa se você é a gazela ou o leão. É MELHOR COMEÇAR A CORRER JÁ!

terça-feira, setembro 25, 2007

Edson – meu primeiro cliente

O meu primeiro cliente no Píer de Jacuípe Residence se chama Edson. No dia da visita, ele veio com a sogra, a esposa e o filho.
Mostrei para eles o apartamento nº 011 do bloco A. Na verdade, mostrei primeiro para a esposa e para a mãe dela, pois o Edson e o filho se dirigiram para o clube próximo às margens do rio.
Logo depois que a sogra do Edson viu o apartamento, que inclusive achou espaçoso, principalmente a cozinha, foi ao encontro do genro com as seguintes palavras: “pronto. Agora que eu já vi, vou chamar o Edson, pois ele é o principal interessado.”.
A esposa do Edson também gostou muito do local, principalmente por causa da tranqüilidade. Ela me contou que a lua-de-mel deles tinha sido em Barra de Jacuípe e que desde então, aquela era a primeira vez em cinco anos que voltava ao local, mas a impressão que guardaram de Barra de Jacuípe foi muito boa.
Voltamos para a área externa do condomínio onde se encontra o clube com a piscina, que a propósito, quando viu ficou admirada e comparou o cenário a um dos hotéis que já visitou com o marido.
Edson vinha ao nosso encontro. Muito simpático me cumprimentou novamente e fomos ver o apartamento, só nós dois - a esposa, a sogra e o filho ficaram no clube observando o rio.
Ele me falou durante o percurso até o bloco “A”, que o amigo dele havia comprado uma das unidades naquele mesmo dia com outro corretor e muito empolgado o incentivou a visitar o local.
Quando o Edson entrou no apartamento, pude observar o espanto dele igual ao de sua sogra com respeito ao tamanho. Olhou com atenção todos os cômodos do apartamento e fez bons comentários, principalmente dos interruptores.
Na saída do bloco, ele deu uma na fachada e comentou sobre a cor escolhida, informando que gostava. Perguntou-me sobre o preço da unidade e as formas de pagamento. Expliquei como funcionava e também sobe o uso do FGTS como sinal de pagamento, ao final comentei sobre o desconto para a compra a vista. No entanto, não deu muito sinal de que realmente estaria interessado em comprar. Na verdade, desde o início eles já haviam dito qual era o interesse: conhecer o apartamento que o amigo havia comprado. De qualquer modo, não me desmotivei. Dei-lhe o meu cartão e incentivei a passar adiante as informações que obteve sobre o imóvel e indicar alguém a me procurar.
Fato curioso foi como ele chamou a esposa: “Mãe, vamos.” Eu pensei que se tratava da sogra, daí eu comentei: “sua mãe também achou o apartamento espaçoso...” Daí ele rindo comenta: “Ela é minha sogra...” – Fiquei sem graça... – “... mas muitos acham que ela é a minha mãe e que minha esposa é minha irmã. Quando minha esposa tinha cabelo curto a confusão era ainda maior.”.
Despedimos-nos de forma amistosa e foram embora.

Mais fotos do Pier de Jacuipe Residence

Mais algumas fotos do Pier de Jacuipe Residence.

Clique nas imagens para ampliar
Fachada de um dos Blocos
Piscina com vista para o rio Jacuípe
Entrada de acesso aos apartamentos
Área de circulação
Jardins

Píer de Jacuípe Residence

Como já devem saber, sou corretor de imóveis e trabalho na imobiliária D’CasaNova. Nesse final de semana, comecei a dar plantão no Píer de Jacuípe Residence, um condomínio residencial composto de 72 unidades às margens do Rio Jacuípe. Cada apartamento é composto de dois quartos, sendo uma suíte, varanda, sala, banheiro social, cozinha e área de serviço. O condomínio tem piscina, salão de festas, quiosque, vaga de estacionamento interna e externa para visitantes. Estão sendo negociados a partir de R$ 155.000,00 podendo ser usado o FGTS como sinal.

Confiram algumas fotos abaixo. - Clique nas imagens para ampliar.
Jardins
Vista do estacionamento
Vista do estacionamento
Vista do estacionamento
Quiosque

sexta-feira, setembro 21, 2007

Especial Wolverine - 2ª Parte



Poderes e Habilidades

Com poderes não muito bem explicados pelos roteiristas iniciais, graças a popularidade do personagem, aos poucos eles foram sendo desvendados: seu principal poder mutante é o chamado fator de cura, dom que lhe permite curar-se de qualquer ferimento ou envenenamento rapidamente, por mais mortal que este seja, através de uma imensa capacidade de regeneração celular. Também se especula que esse poder diminua seu envelhecimento, fazendo com que sejam feitas referências a aventuras na Segunda Guerra Mundial e até no tempos do Velho Oeste (ambientadas em comunidades rurais canadenses). Depois se contou que seu arquiinimigo Dentes-de-Sabre possui o mesmo fator de cura.

Além do fator de cura, Wolverine possui sentidos super aguçados, podendo rastrear o alvo pelo cheiro (como um cachorro), tendo também audição e visão superiores a de um humano normal. Possui também 6 garras retráteis de 30 cm (3 em cada braço) que saem de seus antebraços com um comando mental. Essas garras, bem como seu esqueleto, foram recobertas artificialmente com o metal Adamantium, transformando Wolverine na perfeita máquina de combate.

Wolverine também é mestre em várias modalidades de combate desarmado e armado (armas brancas e de fogo), já tendo treinado com os melhores mestres do oriente e tendo sido agente secreto de elite das maiores instituições de espionagem do mundo. É poliglota, sendo fluente em japonês e espanhol.

Inimigos Mortíferos

O que se destaca na vida de Wolverine é a longa e quase interminável lista de inimigos declarados que possui. Alguns são muito perigosos e páreo para a sua ferocidade combativa, como Dentes-de-Sabre e Ômega Vermelho. Outros, utilizam-se de astúcia e covardia, como Tsurubaya Matsuo, o integrante do Tentáculo], mandante do assassinato de Mariko Yashida (efetuado pela assassina cega Reiko, através de toxina de baiacu).

Outro grande inimigo do Wolverine é Lady Letal. Ela odeia Logan, pois acha que ele matou o seu pai e roubou a fórmula de manipulação do Adamantium. Os dois já se enfrentaram diversas vezes, ocorrendo geralmente batalhas equilibradas.

O Maior Inimigo

O Arqui-Inimigo de Wolverine é Victor Creed, mais conhecido como Dentes-de-Sabre. Adversários de longa data, possuem poderes equivalente, o que gerou um certo respeito mútuo entre eles, apesar do ódio declarado. Em combate, Creed é quase tão perigoso quanto Wolverine e é um dos raros oponentes que lhe são páreo. Um implante de memória fez Logan acreditar que Creed era seu pai e havia matado sua esposa Raposa Prateada, o que depois não foi confirmado. Dentes-de-Sabre era originalmente arqui-inimigo dos heróis Luke Cage e Punho de Ferro, sendo depois transferido por pouco tempo para as aventuras do Homem-Aranha até que finalmente foi aproveitado como arqui-inimigo de Wolverine, por possuir características semelhantes a ele.

Os Amigos

Pelos longos anos de sua convivência com os X-Men, Wolverine formou amizades ricas e profundas, tornando-se mais sociável e menos radical em suas atitudes, apesar de ainda ser muito agressivo. Entre suas maiores amizades femininas estão Kitty Pride e Jubileu, com as quais exerce uma suave relação paterna. Entre as masculinas se destacam Noturno, a quem chama de Elfo, e Colossus, com o qual tem uma amizade forte. Fora dos X-Men possui também várias grandes amizades, como Yukio e o casal Heather e James McDonald Hudson (o Víndix).

terça-feira, setembro 18, 2007

Especial Wolverine - 1ª Parte

Características Gerais
Wolverine que também atende pelo codinome de Logan, é um dos membros dos X-Men. Com 1,60m ou 1,65m de altura (dependendo da revista) e pesando 88 Kilos (ossos sem o peso do Adamantiun). Seu nome verdadeiro é James Howlett, mas ele atende pelo codinome de Logan. A origem de seu pseudônimo é o nome em língua inglesa do Carcaju (ou glutão), um pequeno mamífero muito agressivo, de garras afiadas, pertencente a família das doninhas, que costuma atacar animais maiores que ele.

Wolverine costuma seguir o código de honra de um samurai moderno, já tendo lutado na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). Foi agente do Serviço Secreto Canadense e da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos da América (CIA). É atualmente membro de 3 grupos dos X-Men e foi recrutado pelos Novos Vingadores.

Ele tem força, agilidade, reflexos e vigor sobre-humanos, sentidos ampliados, fator de cura e possui 3 garras retráteis de 30 cm em cada mão, constituídas de Adamantium. É mestre em muitas formas de combate desarmado, normalmente utilizando como armas apenas suas garras ou a espada sagrada do clã Yashida.

O Animal Que Inspira o Personagem
O animal que inspirou o nome do herói recebe os nomes de Texugo, Urso-Gambá, Carcajú, Glutão (seu apetite é voraz) e Wolwerine. Carcajú é uma acontação do francês arcaico que um povo muito antigo do Canadá usa para denominar o pequeno predador. O mais curioso é que tal qual o "canadense invocado", este animal possui um longo e espesso pêlo marrom escuro que clareia próximo à orelha e junto a cauda. No corpo encontramos ainda duas listras branco-amareladas, dos ombros até a cauda. No rosto, traços semelhantes a uma máscara parecida com a já conhecida face do guaxinim. Tem cinco dedos em cada pata, garras curvadas semi-retráteis, que podem ser recolhidas. As garras são usadas para escalar, cavar ou lutar.Ao nascer, o filhote tem penugem creme e as patas são marrons, mas já é detentor da citada máscara.

É um carnívoro de corpo musculoso, garras poderosas, olhos negros e cabeça larga equipada de fortes mandíbulas e dentes. Fisicamente, é longo como uma doninha, mas baixo e robusto como um pequeno urso, com olhos muito pequenos, orelhas arredondadas e uma pequena barba. A literatura a respeito do tema descreve este animal como um dos mais, senão o mais violento da Terra. Tratam-no ainda como destemido e agressivo combatente, chegando a expulsar ursos de seu território.

Poucos mamíferos o enfrentam, os mais audacioso são rivais localizados no topo da cadeia alimentar. Consta ainda que o Caracaju fica vários dias atrás de sua presa, sem comer ou beber, até conseguir pegá-la. Até as cobras lhe servem de alimento. Se durante o ataque ele é picado, reza a lenda que ele deitar-se-á e deixará que seu organismo reaja a ação do veneno, mantendo-se numa espécie de letargia. Ao acordar, ele termina de devorar a cobra. Logo, por estas e outras características, Roy Thomas e Lein Wein decidiram batizar sua criação de "Wolverine", sendo sua primeira aparição num confronto entre "O Incrível Hulk e Wendigo.

Histórico
O passado de Wolverine sempre foi envolto em mistério. Cobaia de uma experiência governamental (o Programa Arma X) Logan pouco sabe sobre sua vida pregressa, pois teve memórias falsas implantadas pelos militares.

Só recentemente se descobriu seu verdadeiro nome: James Howlett. Nascido em Alberta, no Canadá, filho de Elisabeth e John Howlett (ou mais provavelmente do jardineiro amante de sua mãe, Thomas Logan, curiosamente muito parecido com ele). É irmão mais novo de John Howlett Jr., que "morreu" logo cedo e, talvez, de Dog Logan (que pode ser o mutante Dentes de Sabre).

Devido ao seu “Fator de Cura Mutante”, o envelhecimento de Logan é lento, fazendo com que sua idade certa seja indeterminada (supõe-se que ele tenha 113 anos). Sabemos porém que ele lutou na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial (ao lado do Capitão América). No livro do autor Hugh Matthews, entitulado "Lifeblood", Wolverine está preso em um campo de concentração na Polônia chamado "Höllenfeuer" (algo como 'Fogo do Inferno'), durante parte da Segunda Guerra Mundial.

Já tendo atuado como agente secreto da C.I.A. e do Serviço Secreto Canadense, ao cair em desgraça junto a seus superiores, ele foi caçado como uma ameaça, capturado e enviado a custódia de cientistas canadenses, participantes do "Programa Arma-X", quando se descobriu que ele era um mutante com fator de cura. Esse programa, (parte do programa Arma Extra, que objetivava criar máquinas de guerra perfeitas), precisava de "voluntários" para sua técnica de implantes de Adamantium, (um metal fictício, sendo o mais resistente da Terra), no esqueleto humano. Graças ao seu fator de cura, Logan conseguiu sobreviver aos experimentos: o resultado foi que todo o seu esqueleto foi revestido com o metal experimental. Como sua mutação havia lhe proporcionado três garras ósseas retráteis em cada punho, elas também foram revestidas com o metal.

Conseguindo escapar do Programa, Logan viveu como um animal durante muito tempo nas florestas canadenses, sem memória e agindo apenas por instinto. Só voltou ao convívio da sociedade quando o casal Heather e James McDonals Hudson o encontraram, cuidando dele e o fazendo se comportar como um humano novamente. James (que era o herói Víndix) o convidou para fazer parte da Tropa Alfa, o super-grupo de heróis canadenses.

Logan atuou com o grupo canadense até ser convocado pelo Professor X (juntamente com um bando de mutantes novatos) para salvar seus pupilos originais de Krakoa, a "Ilha Viva". Após o bem sucedido resgate, Wolverine aceita o convite do Professor e permanece nos Estados Unidos, tornando-se um membro ativo dos X-Men, onde permanece até os dias de hoje.

Após a Saga Queda dos Mutantes, no período em que os X-Men foram dados como mortos e passaram a atuar tendo como base uma cidade abandonada no deserto australiano (antiga base dos Carniceiros de Mutantes), Logan começou a dividir seu tempo junto com a equipe em aventuras solo. Estas se passavam em Madripoor (uma ilha, capital de um principado fictício ao Sul de Cingapura), onde ficou conhecido como Caolho, por usar um tampão em um olho. Essa fase foi mostrada no Brasil com o lançamento de sua Revista-Solo, pela Editora Abril,no início de 1992.

Em uma aventura (publicada no Brasil em X-Men Gigante nº2) onde Magneto pretendia lançar sua empreitada rumo ao domínio do mundo através base espacial que controlava, Wolverine teve todo o Adamantium retirado de seus ossos pelo vilão. Foi essa aventura que mostrou pela primeira vez que as suas garras já existiam antes da experiência do programa Arma X. Depois disso, Wolverine passou por um período totalmente voltado ao seu lado animalesco, praticamente irracional, sendo incapaz de até mesmo de pronunciar uma só palavra. Somente com a ajuda de Elektra e Stick, ele conseguiu recuperar o auto-controle.

Posteriormente, os ossos de Wolverine voltaram a ser recobertos de Adamantium pelo vilão Apocalipse, que o transformou no Cavaleiro "Morte". Após se livrar do controle mental, o herói teve de passar por um período de readaptação e treinamento.
Mariko Yashida
Logan já teve três esposas: a empresária japonesa Mariko Yashida, a índia canadense Raposa Prateada (fato questionável, devido aos implantes de memória que o herói recebeu) e a vilã conhecida como Víbora (antiga Madame Hidra). Raposa Prateada e Logan
Este último casamento não ocorreu por vínculos afetivo: Wolverine se sentiu na obrigação de se casar para cumprir uma promessa feita a uma amiga já falecida. Já Víbora desejava assegurar seu domínio sobre o mundo do crime na cidade fictícia de Madripoor.

Na última parte da saga Dinastia M(publicada no Brasil pela Panini Group)Wolverine recupera suas memórias, se lembrando de tudo. Todas as suas lembranças!

Aguarde na próxima parte do especial Wolverine: Poderes e Habilidades, Inimigos Mortíferos, Maior Inimigo e Amigos do Wolv.

Drama de um apaixonado

Quando a conheci, tinha 16 anos. Ela, eu não sei. Fomos apresentados numa festa por um carinha que se dizia meu amigo. Foi amor a primeira vista. Ela me enlouqueceu. Nosso amor chegou a ponto de que já não conseguia cviver sem ela, mas era um amor proibido.

Meus pais não aceitavam. Fui repreendido na escola e passamos a nos encontrar escondidos até que não deu mais. Fiquei louco, eu a queria mais não a tinha. Eu não podia permitir que me afastassem dela. Eu a amava.
Bati o carro, quebrei tudo dentro de casa e quase matei minha irmã. Estava louco, precisando dela.
Hoje tenho 39 anos, estou internado em um hospital, sou inútil e vou morrer abandonado pelos meus pais e amigos e por ela. Seu nome: “cocaína”, seu apelido “crack”.
Meu amor, minha vida, minha destruição e minha morte eu devo à ela.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Manutenção de Microcomputadores


Trabalhamos com manutenção de microcomputadores em domicílio (para Salvador e adjacências).

Instalação de programas diversos, sistema operacional Linux (Kurumin 7.0, Biglinux 3.0, Ubuntu, Kubuntu, Madriva One 2007) em dual boot com Windows, pequenas redes domésticas e backup de arquivos em mídias removíveis.


Interessados entre em contato através dos seguintes telefones: (71) 8160-2933 / 3405-3553, ou se desejar envie um email para: marcelmsoares@yahoo.com.br ou deixe o seu comentário nesse "post".


Marcelo Medeiros Soares

quinta-feira, setembro 13, 2007

Linux no auto-atendimento


O Banco do Brasil inicia no final deste ano a migração de todos seus 15 mil terminais de auto-atendimento (ATMs) para o sistema operacional Linux. A migração será efetuada por uma equipe da Cobra formada por pessoas oriundas da comunidade de software livre.

Todas os servidores de agência do banco já rodam o Linux, que começa a ser implementado nas estações de trabalho. Mesmo com esse investimento, a idéia da instituição é adotar um ambiente híbrido entre software livre e proprietário.

OpenSolaris da Sun poderá ser alternativa ao Linux

A Sun Microsystems anunciou que vai tornar o Solaris (mais precisamente o OPENSolaris - versão open source do Solaris) um sistema operacional tão comum na rotina dos usuários de tecnologia quanto o Java, a ponto de competir para desbancar o LINUX.
Assim como o LINUX, o Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems, só que não é ‘open source’ e nem atuava nos mercados de desktops e de sistemas embarcados em dispositivos móveis. Ou seja, é um sistema operacional cujo público alvo é o mercado corporativo. Por isso pouco se falava sobre ele.
As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V. Em sua versão 10, lançada no início de 2005, Solaris oferece os seguintes recursos avançados:
DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real;
Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes;
Predictive Self Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e auto-recuperando-se;
Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection;
Integrated Open Source Applications: disponibilidade de centenas de aplicações já integradas ao sistema;
ZFS: um novo tipo de sistema de arquivos que provê administração simplificada, semântica transacional, integridade de dados end-to-end e grande escalabilidade.
O OpenSolaris realmente virá para brigar com Linux, e numa briga que poderemos chamar de “briga de cachorros grandes”.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Entenda os principais sinais e sintomas da ansiedade e depressão

O QUE É ANSIEDADE?

O ESTILO de vida moderno movido pela agitação, incertezas, pressão por resultados e outros fatores estressantes do dia-a-dia podem gerar um estado de ansiedade excessiva prejudicando a qualidade de vida das pessoas. A ansiedade começa a ser considerada uma doença quando os pensamentos de uma pessoa passam a ser dominados por preocupações excessivas, por motivos injustificáveis ou desproporcionais ao esperado. Como o estado de ansiedade perturba a percepção que a pessoa tem a respeito de si própria é necessário que esse diagnóstico seja feito por um médico que ajudará o paciente a entender a doença, buscar soluções e o equilíbrio de suas emoções.

SINTOMAS DA ANSIEDADE
Inquietação;
Palpitações e taquicardia;
Falta de ar;
Dor/desconforto torácico;
Náusea e vertigem;
Irritabilidade;
Falta de energia;
Falta de concentração;
Distúrbios do sono;Preocupação.

O QUE É DEPRESSÃO?
DEPRESSÃO é um transtorno afetivo que apresenta além dos sintomas psíquicos também os sintomas físicos, portanto, é uma doença “do organismo como um todo”.
Muito frequentemente a depressão se instala sem nenhum motivo aparente e isto se deve ao fato de que a depressão é uma doença e com tal independe da vontade do paciente.Fatos marcantes como a perda de um ente querido, emprego, ruptura de um relacionamento estável e outros fatos traumáticos também podem precipitar o surgimento de um estado depressivo. Nestes casos, o desânimo e a profunda tristeza iniciais não constituem a depressão, uma vez que deve ser um processo transitório e passageiro. No entanto, se os sintomas persistirem, o paciente deve buscar orientação médica especializada.
SINTOMAS DA DEPRESSÃO
Perda de interesse;
Sensação de tristeza;
Dores corporais;
Sentimento de culpa;
Distúrbios do apetite;
Irritabilidade;
Falta de energia;
Falta de concentração;
Distúrbios do sono;Preocupação.
Em 75% dos casos a depressão vem acompanhada dos sintomas de ansiedade. Os sintomas podem variar entre as pessoas tanto na freqüência quanto na intensidade das crises. Portanto, deve-se analisar com cuidado se um ou mais dos sintomas descritos acima se enquadram com o a pessoa está sentindo, e nesse caso conversar com o seu médico.
Ref.: DSM – IV – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4ª Edição – 1995 – Artes Médicas

A pílula anticoncepcional

O QUE É A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL?

É UM comprimido que contém hormônios parecidos com os hormônios que a mulher tem em seu corpo e que impedem que aconteça a gravidez. Existem vários tipos de anticoncepcionais orais, e os mais modernos têm doses muito baixas, para que exista a efeito de anticoncepção, mas com o mínimo de efeitos adversos.

Como a pílula funciona?
Ela não deixa acontecer a ovulação, ou seja, impede a saída do óvulo, e engrossa o muco do colo do útero, dificultando também a passagem dos espermatozóides.

Qual é a sua eficácia?
A pílula combinada em uso rotineiro apresenta taxa de falhas entre 6 a 8 gravidezes em 100 mulheres no período de um ano. Usada da fora correta, chega a ter apenas uma mulher grávida para cada mil. Portanto, é um método anticoncepcional eficiente.

Como utilizar a pílula? O que acontece se a menstruação não ocorrer? Significa falha no método e, portanto, gravidez?
O fato de não haver menstruação não significa necessariamente que você está grávida, pois este pode ser um efeito colateral do uso da pílula, principalmente no início do uso deste tipo de medicamento. Se não ocorrer sangramento no intervalo em que você está tomando as pílulas inertes procure seu ginecologista antes de iniciar uma nova cartela. Enquanto isso, utilize outra forma de proteção (por exemplo, camisinha).

A partir de que momento a pílula começa a fazer efeito?
Quando o primeiro comprimido é tomado no primeiro dia do sangramento menstrual, a mulher fica protegida durante todo o ciclo, inclusive no período em que estão tomando os comprimidos inertes, desde que as instruções da bula sejam seguidas corretamente.

Outros medicamentos podem interferir no efeito da pílula?
Existe uma possibilidade de que alguns tipos de medicamentos interfiram na ação de anticoncepcionais. É muito importante que essas informações sejas passadas ao seu médico para que ele possa dar a orientação necessária.

O anticoncepcional pode interferir na pele?
A saúde da sua pele pode sofrer interferências de vários fatores. Entretanto, as pílulas modernas contêm quantidades hormonais muito baixas que, alem de não causar problemas como a acne, podem até diminuir sua incidência.

Podem surgir manchas no rosto?
A probabilidade disto acontecer é muito pequena. Entretanto, se você tiver predisposição, evite exposição ao sol, use filtro solar e converse com seu médico a respeito.

A pílula pode causar aumento de peso?
Existem estudos científicos que demonstram que a utilização de pílulas de baixa dosagem não causa aumento de peso com o seu isso. Além disso, vale lembrar que o controle de peso não depende apenas da utilização de uma pílula e que, na verdade, está diretamente ligado à dieta alimentar e à freqüência dos exercícios físicos que você faz.

A pílula protege você contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)?
Não. As doenças como a infecção por HIV (AIDS) e outras como herpes genital, gonorréia, hepatite B, sífilis e clamídia só podem ser evitadas se a mulher utilizar métodos de barreira em conjunto com a pílula (por exemplo, a camisinha masculina ou a feminina). Para mais informações sobre estas doenças, recomendamos que converse como o seu médico a respeito.

A pílula interfere no desejo sexual?
O desejo sexual não tem relação direta com a administração de pílulas em geral, mas sim com fatores como os psicológicos, “estresse”, reação do parceiro, situação familiar, etc. Portanto, você pode utilizar a pílula sem esta preocupação em mente. Aliás, saber que você está protegida contra a gravidez pelo uso de pílulas anticoncepcionais é um fator que pode inclusive melhorar seu desejo sexual.

Existem diferenças entre as pílulas anticoncepcionais encontradas no mercado?
Sim, existem. As substâncias que compõem as pílulas (os hormônios) são diferentes, assim como as dosagens dos mesmos, sendo que a tendências é de que as pílulas possuam a menor concentração possível de hormônio capaz de exercer os efeitos desejados.Além disso, existem diferentes formas de tomar pílulas em prazos diferentes, por exemplo, algumas são compostas de 21 dias de hormônios e outras, de 24 dias. Também encontramos pílulas que possuem 28 comprimidos (hormônios + comprimidos inertes) para que as mulheres possam fazer o uso contínuo do anticoncepcional, diminuindo o risco de esquecimento ou confusão.

O APARELHO REPRODUTOR FEMININO
O APARELHO reprodutor feminino é composto pela vagina, útero, duas trompas e dois ovários. Os ovários são glândulas responsáveis também pela produção dos hormônios femininos e pelo armazenamento dos óvulos da mulher que, aliás, já nasce com todos os óvulos que irá precisar durante toda a sua vida reprodutiva.
A menina, quando atinge a puberdade, sofre alterações no corpo, como aumento dos quadris, seios, e os pêlos do corpo começam a crescer.Por volta dos 12 anos de idade, e a menina entra na menarca, ou seja, sua primeira menstruação acontece e, na maioria dos casos, repete-se regularmente uma vez por mês até mais ou menos os 50 anos de idade, quando, então, a mulher entra na menopausa. Durante todo este período de vida, a mulher está apta a engravidar.

terça-feira, setembro 04, 2007

Rode o Blackbox no Windows XP

Dica retirada do Guia do Hardware.net em 04/09/2007

O usuário Mauricio Luis de Medeiros publicou no site Viva o Linux. um interessante artigo sobre a instalação do BlackBox, gerenciador de janelas que para muita gente, até então, só rodava no Linux. Não trazendo apenas a familiarização com um ambiente nativo do Linux, mas sim um grande aumento em desempenho, o artigo é bem explicado,sendo fácil até para usuários iniciantes. Veja a descrição:

"Você usa o Windows em conjunto com o Linux? Dá pra sentir a diferença na performance de um pro outro né? Você acha o explorer o "roda presa" do Windows? Já pensou o Windows rodando um gerenciador de janelas como o Blackbox? NÃO??? Então nesse artigo vou transformar seus sonhos em realidade."

E uma série de trechos extraídos da introdução:

"Um dos grandes problemas do Windows é que todos os programas rodam em execução dentro do explorer. (...) Já o Linux tem os processos organizados por diferentes daemons, que são pequenas aplicações que rodam junto com o programa independente do gerenciador de janelas. (...)
Entre várias opções de gerenciadores de janela do Linux, uma que é amplamente amada por grande parte dos usuários Linux é o Blackbox.
Um dos grandes, se não o maior motivo desse amor, é a velocidade e a customização super fácil do Blackbox.

Agora imagine você retirando o explorer de cena e colocando o Blackbox rodando no lugar... seria isso fantástico demais pra ser verdade? Prepare o seu coração, siga os passos direitinho e em menos de 5 minutos você estará rodando o Blackbox no Windows."Após algumas configurações

O artigo está definido em quatro partes: Introdução; Simplesmente rápido; Baixando e instalando e Screenshots e finalização.

Veja o texto completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7081&pagina=1