Notícias e Dicas sobre o sistema operacional Linux

Aqui sempre encontrará notícias sobre as diversas distribuições Linux.

LibreOffice - A suíte de escritório livre!

Acompanhe as novidades e lançamentos dessa poderosa e fantástica suíte de escritório.

Dicas e noticias imobiliárias em Salvador e Região Metropolitana

Deseja saber como anda o mercado imobiliário em Salvador e adjacências? Aqui é o lugar certo.

Rir é o melhor remédio

Se rir é o melhor remédio, tome aqui as suas dozes diárias de humor.

Notícias Diversas

Nóticias relevantes sobre temas diversos.

sexta-feira, junho 29, 2007

Google Desktop também para o Pingüim

O Google está cada vez com mais inovações, dessa vez com o Google Desktop para o Linux, as informações que o usuário de um sistema Linux precisa, diretamente na sua área de trabalho.
Para quem não conhece, o Google Desktop é um programa que faz busca de arquivos diversos no computador em que estiver instalado através de palavras chaves, estendendo essa busca até a internet.
As primeiras versões desse programa só beneficiava usuários do Windows, agora com versão para Linux muitos usuários desse sistema também poderão aproveitar os recursos desse fantástico programa. Está atualmente disponível para as distribuições baseadas no Debian e no próprio Debian, bem como no Fedora e Ubuntu.
Link para o download do Google Desktop for Linux:

Drealinux 2.2 - Multimedia Edition

...por que os sonhos podem ser realizados!

Estive analizando o Dreamlinux 2.2, uma distribuição Linux muito sofisticada, tendo como ambiente gráfico o XFCE 4.4 que está muito bom além de muito bonito. Para quem não conhece, segue uma descrição mais detalhada dessa distribuição que acabou me conquistando e do que ela é capaz.

O que é o Dreamlinux ?
• Dreamlinux é um distribuição Linux moderna e baseada em módulos. Uma releitura desse conceito originalmente criado pela distribuição Morphix. Também é um "Live CD", significando que você pode rodar o sistema sem precisar instalar no disco rígido.
• O Dreamlinux vem com uma seleção dos melhores programas de código livre hoje atualmente disponíveis.
• O Dreamlinux além de baseado no Morphix, é também compatível com Debian, dispondo das vantagens dos dois sistemas, além de trazer suas próprias ferramentas de desenvolvimento.
• Sendo um sistema modular o Dreamlinux permite adicionar novos módulos ou reconstruir sua distro incluindo seus programas preferidos usando a revolucionária ferramenta MKDistro para remasterização.


Usando o Dreamlinux
• Coloque o CD no drive de CD/DVD do seu computador e o sistema será inicializado. Se necessário, configure a BIOS para que aceite o boot pelo CD.
• O DreamLinux pode ser utilizado em Português-BR. Mas outras linguagens estão também disponíveis, bastando escolher um o idioma através do menu de boot.
• Havendo alguma falha na detecção de hardware do seu computador, o que é bastante raro, basta utilizar uma das várias opções existentes no menu de boot.
• Se você desejar, o DreamLinux pode ser instalado no seu computador de modo rápido e totalmente descomplicado. Acione, pelo menu, a opção "Instalar Dreamlinux ".

Veja as tarefas que você pode executar com o Dreamlinux rodando via CD ou instalado:
Trabalhe: Com a suíte OpenOffice de aplicativos para escritório, o organizador pessoal Orage, o leitor Evince para PDFs, mais os aplicativos de email Icedove e Firefox para Internet, previamente configurados com todos os plugins necessários -- java, flash, audio e video -- mais o comunicador instantâneo Amsn.
Desenhe, pinte, publique: Solte a imaginação com os aplicativos para pintura digital: Gogh, Gsumi e GimpShop. Desenhe usando o Inkscape, a última palavra em aplicativo para desenho vetorial com funcionalidades exclusivas. Componha um livro, uma revista ou jornal, usando o Scribus.
Ouça: Música, quer sejam os tradicionais CDs ou os mais novos arquivos de áudio --mp3, ogg, wma-- com XMMS e Gxine. Corte, emende, e edite com Audacity. Extraia músicas de seus Cds com Grip e grave Cds de áudio com o Gnomebaker.
Veja: Descarregue o conteúdo de uma câmera de vídeo digital DV com Kino, descarregue fotos de uma câmera fotográfica com um só clique. Corte, cole, edite com AviDemux. Faça backup dos seus Dvds com XdvdShrink, grave Dvds com Gnomebaker. Reproduza quaisquer arquivos de vídeo com Mplayer com legendas e inúmeras opções e ajustes. Assista DVDS acessando os menus interativos originais com Gxine.

quinta-feira, junho 21, 2007

Microsoft reforça interesse em acordo com Red Hat para Linux

Por COMPUTERWORLD
18 de junho de 2007 - 12h35


Executivo de interoperabilidade e padrões afirma que a Microsoft está 'sempre aberta' para conversas sobre um possível acordo. Red Hat, porém, continua irredutível – até o momento.

Entusiastas da idéia de que a Microsoft torne seus produtos mais interoperáveis com tecnologias abertas afirmaram no final da semana passada que ainda esperam que a companhia firme um acordo com a Red Hat, semelhante aos realizados com a Novell, Xandros e Linspire.
“Nós adoraríamos fazer a mesma espécie de negociação com a Red Hat”, afirmou Tom Robertson, gerente geral de interoperabilidade e padrões da Microsoft em uma entrevista à agência de notícias norte-americana IDG News Service na sexta-feira (15/06). “Estamos sempre abertos a falar com eles”.
O sentimento, no entanto, não é o mesmo por parte da Red Hat, que afirma com vigor que não está interessada em nenhum acordo deste tipo. “Nós continuamos a acreditar que o código aberto e a inovação não devem ser objeto de uma taxação sem fundamento que ainda carece de transparência”, afirmou a porta-voz Leigh Day.
Mas, se por um lado, a companhia afirma que não existem planos nessa direção, outros declaram que o acordo é apenas uma questão de tempo. Segundo analistas, é importante ressaltar que os acordos firmados anteriormente com Novell, Linspire e Xandros beneficiam tais companhias em vários aspectos. Além da questão financeira, as empresas em questão ganham acesso à tecnologia Microsoft, o que pode tornar seus produtos ainda mais viáveis no mercado.
“Essas companhias querem negociar com a Microsoft porque o acordo vai tornar seus produtos mais atrativos e mais compatíveis com o mundo Windows”, afirma Michael Silver, analista do Gartner. “Está muito claro que existe valor para essas companhias”.

Você acha que a Red Hat será a próxima a se render? Comente abaixo.

Elizabeth Montalbano - IDG News Service, EUA

O mundo maravilhoso e detalhista por trás de Shrek

Matéria extraída do Portal Bem Paraná em 20/06/2007

Quando vemos o ogro Shrek aprontando na tela do cinema e tirando sarro das figuras clássicas dos contos de fada, a última coisa que passa pela nossa cabeça é que ele não passa de um ser digital, uma criatura formada por polígonos, texturas e cálculos que saiu de um computador. Para todos os efeitos, Shrek não existe. Mas o que faz ele ser tão simpático, tão realista, que parece que vai sair da tela? A resposta é simples: capricho. Além de ter uma excelente idéia por trás de sua criação e um roteiro interessante e divertido, Shrek conta com muita tecnologia, aliada a centenas de talentos humanos, que dão vida ao seu mundo encantado.

A reportagem da Agência Estado visitou, com exclusividade, os estúdios da DreamWorks Animation, na cidade americana de Glendale, na Califórnia, para ver como o ogro do pântano conseguiu chegar à realeza no terceiro filme da série.

Diversão e trabalho — A primeira impressão que se tem ao passar pelos enormes portões da DreamWorks Animation é que estamos chegando numa universidade. Muito diferente de prédios de grandes corporações, a atmosfera é de descontração. Em meio a muita vegetação, fontes e arquitetura que lembra uma vila, dezenas de profissionais circulavam, alguns sentados em mesinhas tomando café, outros jogando pingue-pongue e até videogame, em uma disputada salinha. Olhando assim, nem parece que a maioria passa até 12 horas por dia trabalhando duro. E todos com um sorriso no rosto.

Tecnologia extrema — Depois de assistir ao filme, ao lado de alguns manda-chuvas do estúdio, fomos conhecer as máquinas que transformam as idéias dos animadores e cineastas em magia. A primeira surpresa foi com o software utilizado: a DreamWorks utiliza Linux em todo o processo de criação. E todas as ferramentas utilizadas foram feitas sob medida pela própria equipe, pois nenhum software comercial disponível no mercado conseguia fazer o que eles precisavam.

O melhor exemplo disso foi quando mostraram a técnica usada na animação dos cabelos dos personagens. Cabelo, em computação gráfica, é um verdadeiro pesadelo. Além de se comportarem de forma inesperada, demandam uma quantidade absurda de cálculos para ficarem bons. E os do filme são inacreditavelmente bons, só vendo para entender. E os cabelos são apenas um dos detalhes que fazem o filme uma maravilha técnica. O cuidado com a luz, a vegetação e até o figurino já valem o ingresso.


Números do desenho do ogro

350 PESSOAS - Foi o tamanho aproximado da equipe responsável por toda a produção de Shrek Terceiro, entre colaboradores externos e funcionários da DreamWorks Animation/PDI

1.373 FIGURANTES - Foram feitos para uma cena específica do filme, que totalizaram 31.579 partes móveis, todas modeladas e renderizadas individualmente

28 BEBÊS - Além de cuidar do filme, animando os filhos de Shrek, a equipe também se animou a fazer alguns bebês, que nasceram durante a produção

3.000 SERVIDORES - Fornecidos pela HP e equipados com processadores Opteron, da AMD foram utilizados na produção da animação digital

48 PERSONAGENS - Além dos principais, como Shrek e Fiona, 23 foram inspirados em contos de fada, como Rapunzel, o Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho

2.500 ROUPAS - Foram escolhidas, das 4.500 criadas. O figurino do filme é o mais variado, complexo e detalhado já feito para uma animação

quinta-feira, junho 14, 2007

Linux alimenta até um ogro...

-Retirado do Guia da Hardware.net em 14/06/2007

Todos os maiores estúdio de filmes e cinema usam Linux para as animações e efeitos visuais. Contudo, nenhuma empresa adotou tão de braços abertos os Linux quanto a Dreamworks, a produtora de diversos filmes, como o novo Shrek 3.

A empresa possui 1000 desktops e 3000 servidores rodando Linux em seus estúdios. Segundo o CTO da Dreamworks Ed Leonard, "Para o Shrek 3, nós consumiremos em média 20 milhões de horas de processamento". "Cada filme que fazemos requer mais e mais poder do computador". Na empresa, o tempo de processamento do filme está dobrando a cada ano. No Shrek 1, foram usados 5 milhões de horas, no segundo, 10 milhões.

"Existem diversas técnicas avançadas e específicas no filme, incluindo avanços no cabelo, roupas, e outros efeitos de segundo plano, o que vão demandando cada vez mais máquinas".

A escolha do Linux não foi algo simplesmente opcional na Dreamworks. O poder de flexibilização, a licença livre, e o desempenho desse sistema operacional foi um dos três requisitos para a empresa fazer tanto sucesso nos filmes.

Veja mais sobre essa interessante matéria em:
http://www.linuxjournal.com/article/9653

sexta-feira, junho 08, 2007

Mais fotos de minha Pop 100


Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal





SUCESSO TOTAL!!!

Aqui em Salvador/BA o Feirão de Imóveis da CEF foi um sucesso total. Confiram as fotos e maiores detalhes nesse link de nossa imobiliária, que estava lá a todo vapor.

http://www.dcasanova.com.br/dcnfeira2007.html


terça-feira, junho 05, 2007

Linux o pingüim invade micros

Por: Wânia Caldas - Texto retirado do Jornal O POVO em 04/06/2007

Usuários domésticos, empresas privadas e órgãos públicos cada vez mais migram para os softwares livres, como o Linux. O acesso gratuito e a boa performance do computador são algumas das vantagens. Em especial, a economia. O sistema representado pelo simpático pingüim ofereceu, em 2006, uma economia de R$ 20 milhões somente para o Banco do Brasil.

Segurança, estabilidade, performance, gratuidade. Essas são algumas das vantagens enumeradas pelos que defendem o uso de softwares livres. E o Linux se destaca como uma excelente opção para usuários que optam por deixar de lado o Windows e os produtos desenvolvidos por empresas como a Microsoft e migram para esses sistemas. A transferência está ganhando adeptos entre usuários domésticos, empresas privadas e órgão públicos. O Banco do Brasil, por exemplo, divulgou uma economia de cerca de R$ 20 milhões em 2006, após adotar o software livre (que não exige pagamento de licença) em 65 mil terminais da instituição.

"É possível ter o Linux na máquina sem pagar nada e sem estar ilegal, como ficam os usuários que instalam uma versão pirata do Windows", explica Alexandre Muzzio, um dos fundadores do site TUX-CE (www.tux-ce.org), que reúne usuários de softwares livres. Para isso, é preciso baixar o programa pela Internet ou adquirir um CD. No caso das empresas, no entanto, Muzzio lembra que é preciso contratar pessoal treinado para dar suporte e manutenção.

René Vasconcelos, 25, que usa o Linux desde 2002 em casa e no trabalho acredita que a tendência é a popularização dos softwares livres. "O Linux é a melhor opção para quem trabalha com informática como eu e para os usuários domésticos. Toda mudança gera um certo desconforto mas as distribuições estão cada vez mais simples, como a brasileira Kurumin". Entre as vantagens, René, destaca a agilidade do computador, por causa da "leveza" do software e a segurança, já que a incidência de vírus é muito pequena. "O Windows trava e deixa as máquinas lentas, o que não acontece com o Linux", afirma.

Diferente dos softwares proprietários, esses sistemas permitem um ambiente colaborativo em que atualizações são compartilhadas entre os usuários. "Além disso, quando há atualizações, não é preciso trocar a máquina e ainda ganhamos velocidade", acrescenta Muzzio.

Apesar das facilidades e vantagens, Alexandre Muzzio alerta que existem algumas etapas a serem superadas pelos novos usuários. "Existe uma dificuldade natural quando já dominamos as ferramentas de outro sistema. É como aprender uma nova língua. O Linux faz as mesmas coisas que o Windows é capaz, mas de um jeito diferente. Instalar programas pode parecer difícil mas em pouco tempo o usuário aprende", finaliza.